Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

Utentes de Odivelas manifestam-se por mais médicos em Carnide

Os utentes da freguesia da Pontinha, concelho de Odivelas, vão manifestar-se na segunda-feira em frente ao centro de saúde de Carnide (Lisboa), ao qual estão atribuídos, para exigir a contratação de mais profissionais de saúde.

Utentes de Odivelas manifestam-se por mais médicos em Carnide
Notícias ao Minuto

15:55 - 03/02/17 por Lusa

País Pontinha

Em causa está, segundo explicou à agência Lusa Duarte Martins, da Comissão de Utentes de Saúde da Freguesia da Pontinha, a falta de médicos, enfermeiros e de assistentes operacionais no centro de saúde de Carnide.

O centro de saúde de Carnide, localizado no concelho de Lisboa, foi inaugurado em 2014 e serve desde 2015 tanto utentes da freguesia lisboeta como da Pontinha (Odivelas), num total de 30 mil utentes.

"Tínhamos o antigo centro de saúde na Pontinha e fomos obrigados a ir para Carnide (Lisboa) ou para a extensão da Urmeira (Odivelas) sem nos serem dadas as condições necessárias. O atendimento é caótico", queixou-se.

Duarte Martins referiu que muitos utentes têm de esperar "cerca de três horas para solicitar uma requisição para a realização de análises clínicas e mais de uma hora e meia para as levantar".

"Chegam a esperar tanto tempo por uma consulta que desesperam e desistem", lamentou.

O membro da comissão de utentes realçou ainda que todos as pessoas da Pontinha sem médico de família estão a recorrer à extensão de Saúde da Urmeira, ressalvando que aquela unidade "não tem capacidade para atender tanta gente".

"No fundo, aquilo que defendemos é que a Pontinha volte a ter um centro de saúde próprio. Não queremos andar em casas emprestadas", defendeu.

O protesto dos utentes de saúde da Pontinha está marcado para as 08:00 de segunda-feira, em frente ao centro de saúde de Carnide.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório