Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Quatro pessoas apanhadas pelas ondas em Aveiro. Uma está desaparecida

Quatro pessoas foram apanhadas pelas ondas esta tarde em Ílhavo, Aveiro. Três foram resgatadas mas uma continua desaparecida.

Quatro pessoas apanhadas pelas ondas em Aveiro. Uma está desaparecida
Notícias ao Minuto

20:35 - 02/02/17 por Anabela de Sousa Dantas com Lusa

País Aveiro

Uma mulher está desaparecida desde o final desta tarde quando foi apanhada por uma onda na praia da Costa Nova, em Ílhavo, confirmou a Proteção Civil de Aveiro ao Notícias ao Minuto.

A mulher, com cerca de 40 anos, caiu ao mar com mais três pessoas, que acabaram por conseguir sair da água. Tratava-se de um grupo de dez pessoas que forma observador o mar, segundo o comandante do Porto de Aveiro.

"Tivemos dez pessoas que vieram observar o mar. Quatro aproximaram-se de mais e foram arrastadas", disse Carlos Isabel à agência Lusa.

As três pessoas que saíram da água "estavam mais assustadas e molhadas", de acordo com Carlos Isabel, mas por precaução foram encaminhadas para o hospital.

O comandante admitiu que o incidente ocorreu num local que, apesar de sinalizado, não era um dos principais focos de atenção das autoridades, "ao contrário do Furadouro e da Barra".

O alerta foi dado às 19h45 para o 112. Carlos Isabel referiu que ainda estão a decorrer buscas para tentar encontrar a mulher desaparecida, não existindo previsão para terminarem as operações.

O comandante da capitania do Porto de Aveiro indicou que estão no local meios dos Bombeiro de Ílhavo e INEM. As buscas realizam-se por terra (veículos todo-o-terreno da polícia), por mar (embarcação Nossa Senhora dos Navegantes da Polícia Marítima) e por ar (com recurso a um helicóptero da Força Aérea que estava a caminho do local).

Recorde-se que a previsão de agitação marítima levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar sob aviso vermelho, a partir do meio da tarde e até às 24:00, sete distritos do litoral: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

No país há ainda vários avisos laranja e amarelos em vários distritos e algumas zonas das regiões autónomas, devido a agitação marítima, vento e chuva.

[Notícia atualizada às 21h54 com informação atualizada]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório