Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Tem móveis de que não precisa? Troque-os por um cartão presente

Os artigos da IKEA podem ser vendidos à cadeia, que ‘paga’ aos clientes em forma de cartão presente.

Tem móveis de que não precisa? Troque-os por um cartão presente
Notícias ao Minuto

11:13 - 31/01/17 por Goreti Pera

País Ikea

A IKEA acaba de lançar em Portugal um projeto que, tal como o nome indica, pretende dar uma ‘Segunda Vida’ aos móveis usados. A ideia passa por trocar os artigos que tem em casa e já não usa (desde que sejam da marca IKEA) por outros novos, que pode adquirir através de um cartão presente.

O processo começa online, com o preenchimento de um formulário no site da empresa de mobiliário e decoração. Do outro lado, uma equipa da IKEA avalia o produto e propõe um valor, conforme os critérios tabelados. Uma vez aceite, o cliente pode dirigir-se a uma das quatro lojas espalhadas pelo país ( Alfragide, Loures, Matosinhos e Braga) e entregá-lo a troco de um cartão presente.

Os móveis usados podem depois ser colocados à venda no espaço de oportunidades das lojas ou reciclados pela cadeia sueca. “O que é usado para si pode ser novo para outros e mais sustentável para todos” é o lema da iniciativa.

“A economia circular é um modelo que deve ser cada vez mais privilegiado pelas empresas e pelas pessoas. A reutilização, recuperação e reciclagem de produtos tem um grande impacto na vida, não só por via dos efeitos económicos, mas também pela poupança de recursos”, realça a diretora de sustentabilidade da IKEA Portugal, Cláudia Domingues, num comunicado enviado às redações.

Em linha com o compromisso de sustentabilidade feito pela marca, a IKEA vai apresentar, a partir de 15 de fevereiro, uma nova gama de cozinhas – a que dá o nome de KUNGSBACKA – fabricada a partir de madeira e plástico reciclados.

“Todos os anos, consomem-se milhões de garrafas de água. Apesar de algumas serem recicladas, muitas tornam-se lixo. Com o material da reciclagem de 25 garrafas de plástico, de meio litro, a IKEA consegue cobrir uma superfície de 40x80 cm da cozinha KUNGSBACKA”, explica Cláudia Domingues.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório