Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Diretor da Segurança Social de Braga exonerado após processo de inquérito

O diretor do Centro Distrital de Braga da Segurança Social, Rui Barreira (à esquerda na foto), foi afastado do cargo, na sequência de um processo de inquérito que lhe tinha sido instaurado, informou hoje o Instituto da Segurança Social (ISS).

Diretor da Segurança Social de Braga exonerado após processo de inquérito
Notícias ao Minuto

21:01 - 27/01/17 por Lusa

País ISS

Em nota enviada à agência Lusa, o ISS refere que, na sequência do processo, o Conselho Diretivo daquele organismo deliberou a aplicação de sanção disciplinar a Rui Barreira.

"Por força do Estatuto do Pessoal Dirigente da Administração Pública, a aplicação da pena disciplinar tem como consequência legal a imediata cessação da comissão de serviço", acrescenta a nota.

Rui Barreira é militante do CDS-PP e estava à frente da Segurança Social de Braga desde 2011.

Em março de 2016, fonte do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse à Lusa que o Conselho Diretivo do ISS deliberara abrir um processo de inquérito a Rui Barreira, com base em factos relatados pelo grupo parlamentar do PCP.

Na altura, o grupo parlamentar do PCP questionou o ministro Vieira da Silva sobre a atuação de Rui Barreira, alegando que teve conhecimento de que aquele dirigente vinha participando "em iniciativas de cariz partidário, inseridas nas suas atividades autárquicas, junto de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)" e alertando que aquilo poderia fazer com que fosse "confundido nos seus papéis".

Sublinhando que as mesmas IPSS eram, "invariavelmente, beneficiadas por apoios da Segurança Social", o grupo parlamentar do PCP queria saber quantos pedidos de acordos de cooperação tinham sido solicitados pelas IPSS do concelho de Guimarães ao Centro Distrital de Braga do Instituto de Segurança Social, bem como quantos pedidos tinham sido rejeitados e quais os critérios que sustentaram tal rejeição.

Também na mesma altura, um grupo de trabalhadores do Centro Distrital de Braga da Segurança Social enviou ao Governo um relatório dando conta de uma clima de "assédio moral" e "bullying profissional" naquele organismo, desde que Rui Barreira assumira a respetiva direção.

A Lusa tentou ouvir Rui Barreira, mas sem sucesso.

Na sua página no Facebook, Rui Barreira publicou um "post" dizendo que hoje terminou "um ciclo" da sua vida.

"Um ciclo onde dei o melhor que sei e pude e onde contei com profissionais de grande craveira, a todos os níveis. Quanto ao resto, em tempo oportuno os meus amigos saberão toda a verdade", acrescenta o "post".

Numa entrevista a uma revista de Braga, em 2013, Rui Barreira tinha dito que não ficaria "nem mais um dia" na função quando o Governo fosse liderado pelo PS.

Entrevista essa que o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, recordou, em fevereiro de 2016, numa comissão de Orçamento e Finanças, quando afirmou que estava há três meses "à espera da demissão" de um dirigente da Segurança Social.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório