Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Exército sem "acesso a histórico clínico antes do ingresso nas fileiras"

Exército enviou um comunicado às redações com um ponto de situação em relação às recomendações apresentadas pela Inspeção Técnica Extraordinária (ITE), efetuada pela Inspeção Geral do Exército (IGE) ao Curso de Comandos, no qual assume "duas vulnerabilidades".

Exército sem "acesso a histórico clínico antes do ingresso nas fileiras"
Notícias ao Minuto

19:51 - 27/01/17 por Anabela de Sousa Dantas

País Comunicado

Na avaliação do seu Sistema de Informação Clínica (SIC- E), feita no âmbito da Inspeção Técnica Extraordinária (ITE) pedida ao Curso de Comandos, o Exército concluiu que existem "vulnerabilidades" ao nível do armazenamento da informação clínica - “não tem um repositório de informação clínica, único, centralizado e transversalmente disponível às unidades de Saúde existentes no Exército”.

Bem como, lê-se no comunicado enviado às redações, e na ligação ao SNS - “não permite ter acesso à Plataforma de Dados de Saúde, do Serviço Nacional de Saúde, não sendo por isso possível conhecer o histórico clínico do cidadão, antes do seu ingresso nas fileiras”.

Com objetivo de contornar estas falhas, o Exército anuncia duas linha de ação, através do seu site, “uma de curto prazo, a operacionalizar antes do próximo curso de acesso às Tropas Especiais, e outra de médio prazo, de caráter estrutural”.

O Exército sublinha, ainda, que as medidas já foram comunicadas ao Ministério da Defesa Nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório