Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Trabalhadores da Carristur exigem reposição de salários cortados há 1 ano

Os trabalhadores da Carristur exigiram em plenário a reposição dos salários que lhes foram cortados desde fevereiro de 2016, de acordo com um manifesto que vão entregar ao primeiro-ministro e à administração da empresa, hoje divulgado.

Trabalhadores da Carristur exigem reposição de salários cortados há 1 ano
Notícias ao Minuto

17:57 - 27/01/17 por Lusa

País Plenário

Numa nota enviada às redações, a FECTRANS (Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações) e o STRUP (Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal) destacaram que os trabalhadores exigem o pagamento integral do valor que lhes foi cortado dos salários em fevereiro de 2016 até agora.

Os cortes ocorreram devido à suspensão do contrato coletivo de trabalho do setor privado de passageiros, que as sucessivas administrações da Carristur sempre disseram que se aplicava na empresa.

Os sindicatos explicaram que o Governo e administração da empresa pretendem, em contrapartida, pagar apenas a reposição de 50% do valor em causa e a partir de julho de 2016, repondo os 100% do vencimento a partir de janeiro de 2017.

Nas contas dos sindicatos, "até ao próximo mês de fevereiro é devido aos trabalhadores com salários inferiores aos 630 euros, 1.390 euros, o que corresponde a mais de dois meses de trabalho à borla".

Apesar desta posição, FECTRANS e STRUP consideram positivo que o Orçamento do Estado para 2017 "dê condições" à administração da Carristur para repor a "contratação coletiva existente no que respeita ao pagamento do trabalho extraordinário, em dias normais, de descanso e em feriados", a "unificação do subsídio de refeição", o "reconhecimento do dia de Carnaval como feriado" e "a justificação do dia de aniversário".

No plenário, realizado na quinta-feira, os trabalhadores decidiram "exigir da administração e Governo o pagamento do que lhes é devido desde fevereiro de 2016".

Decidiram ainda "mandatar os seus delegados e dirigentes sindicais para procederem à criação das condições necessárias à deslocação dos trabalhadores à residência oficial do Sr. primeiro-ministro, em data a anunciar, a fim de confrontar o Governo".

A resolução será ainda entregue à gestão da Carristur, no Ministério da Economia e aos grupos parlamentares.

A Carristur é uma operadora de circuitos turísticos em autocarros panorâmicos, tem cerca de 130 motoristas e exerce a atividade em Lisboa, Porto, Funchal, Coimbra, Braga e Guimarães.

Além dos autocarros turísticos panorâmicos, a Carristur tem um serviço de transporte do aeroporto de Lisboa para o Cais do Sodré, os elevadores turísticos e faz também serviços na placa do aeroporto, nomeadamente o transporte dos passageiros no aeroporto e o serviço de ligação entre o terminal 1 e o terminal 2.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório