Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Depois do frio, vem aí chuva. Há aviso amarelo para 12 distritos

Doze distritos de Portugal continental vão estar sob 'Aviso Amarelo' na quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva e vento forte, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Depois do frio, vem aí chuva. Há aviso amarelo para 12 distritos
Notícias ao Minuto

08:56 - 25/01/17 por Lusa

País IPMA

De acordo com o Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estarão sob aviso devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora entre as 06:00 e as 18:00 de quinta-feira.

O IPMA colocou também os distritos Leiria, Santarém, Lisboa, Santarém, Évora, Setúbal, Beja e Faro sob 'Aviso Amarelo' por causa da previsão de períodos de chuva, por vezes forte, entre as 06:00 e as 15:00 de quinta-feira.

O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para quinta-feira nas regiões do norte e centro céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte durante a manhã nas regiões do litoral e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para os 1200/1400 metros.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas até 80 quilómetros por hora durante a manhã, e forte nas terras altas, com rajadas até 90 quilómetros por hora.

Está também prevista subida da temperatura mínima, sendo acentuada no litoral e pequena descida da máxima nas regiões do interior.

No sul prevê-se céu muito nublado ou encoberto, com boas abertas a partir da tarde, períodos de chuva, por vezes forte a partir do início da manhã, passando a regime de aguaceiros durante a tarde, que poderão ser por vezes de granizo e acompanhados de trovoada.

Está ainda previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas até 80 quilómetros por hora, e forte nas terras altas, com rajadas até 90 quilómetros por hora, rodando para o quadrante oeste durante a tarde e subida da temperatura mínima, sendo acentuada no litoral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório