Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Prepare-se, o Inverno volta amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para os próximos dias uma alteração do estado do tempo, com uma descida acentuada da temperatura máxima a partir desta terça-feira, entre os 6 e os 8 graus Celsius.

Prepare-se, o Inverno volta amanhã
Notícias ao Minuto

08:06 - 14/05/13 por Lusa

País Meteorologia

Segundo disse à agência Lusa o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Bruno Café, “nos próximos dias vai haver uma alteração do estado do tempo” em Portugal continental, sobretudo a partir de hoje, devido a uma massa de ar polar.

“Tem a ver com uma massa de ar polar que é transportada na circulação de uma depressão conjunta que está centrada nas ilhas britânicas e no anticiclone que está localizado a noroeste do arquipélago dos Açores”, explicou.

Bruno Café adiantou que a descida acentuada da temperatura máxima rondará os 6 a 8 graus já a partir de hoje, em especial nas regiões do litoral.

“Na quarta-feira, prevê-se uma nova descida da temperatura mais acentuada nas regiões do interior, em especial da máxima, na ordem 3 a 5 graus nas regiões do litoral e 6 a 8 graus nas regiões do interior”, explicou.

Para quinta e sexta-feira está prevista uma nova descida da temperatura, com Lisboa a atingir uma máxima de 17 graus, Porto 14 e Faro 20 a 21 graus.

O meteorologista Bruno Café referiu ainda que esta situação deverá manter-se até sexta-feira.

O IPMA prevê para hoje na região norte, céu pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do meio da tarde, períodos de chuva, em geral fraca, vento fraco, tornando-se gradualmente moderado a forte de noroeste no litoral e nas terras altas, com rajadas da ordem de 60 km/h, e moderado no interior, e descida da temperatura máxima, sendo acentuada no litoral.

No centro, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do final da tarde, aguaceiros no interior durante a tarde, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada, períodos de chuva fraca nas regiões do litoral para o final do dia, vento fraco, sendo moderado a forte, neblina ou nevoeiro matinal no litoral e descida da temperatura máxima, sendo acentuada no litoral.

O IPMA prevê para a região sul, períodos de céu muito nublado, aguaceiros até ao meio da tarde, que poderão ser pontualmente fortes e acompanhados de queda de granizo, em especial no litoral oeste a sul do Cabo Espichel e no interior, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, vento fraco, sendo moderado a forte nas terras altas e descida da temperatura máxima, em especial no litoral oeste.

Para os Açores e Madeira prevêem-se períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado.

Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 20 graus, em Faro 26, no Porto 17, no Funchal 21 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 17.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório