Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Baratas, pedras e dentadura usada. Estão à venda e há quem lhes dê uso

Com criatividade é possível encontrar um propósito para cada um destes insólitos objetos à venda.

Notícias ao Minuto

07:20 - 28/01/17 por Carolina Rico

País OLX

Diz-se que o lixo de uns é o tesouro de outros. Foi neste ditado da sabedoria popular que vários portugueses terão pensado ao publicar estes anúncios do OLX.

Pode estranhar quem com eles se cruze por acaso, mas a verdade é que podem estar a fazer falta a alguém, sugerem os vendedores.

Há quem esteja a vender uma placa dentária usada mas "em muito bom estado". Não terá como destino um novo dono, mas pode vir a ter futuro na pedagogia ou na arte.

Se quer ensinar aos seus filhos os princípios da higiene oral ou tem ideias para esculturas sorridentes, já sabe onde encontrar a dentadura ideal.

No supermercado costumam oferecer aos clientes moedas de plástico para o carrinho, mas no OXL há quem as venda. Em grande quantidade (e não lhe dariam um saco cheio numa loja) podem ser usadas como fichas de póquer ou como dinheiro de brincar para crianças.

E que tal lhe parece a ideia de receber pelo correio uma caixa cheia de baratas? Há quem as venda como animais de estimação ou como alimento para um outro animal de estimação, como camaleões, dragões barbudos, tarântulas ou tartarugas. Basta escolher entre as "micro" e as "gigantes".

Recentemente, foi notícia o facto de uma mulher estar a vender testes de gravidez positivos, com garantia de veracidade, da sua gravidez atual “ou de prévias”. 

Apesar de não perguntar aos seus clientes para que querem comprar um destes testes, disse, então, à SIC acreditar que seriam usados "apenas para uma partida”. Entretanto, o anúncio já não se encontra disponível.

O que faz com uma máquina ou eletrodoméstico avariados? Em vez de deitar fora pode lançar um desafio: acha que consegue arranjar? Então compre. Há inúmeros anúncios deste género, geralmente a preços muito reduzidos. 

Por outro lado, se tem uma máquina igual avariada em casa, pode ser que lhe falte apenas uma peça e esta é uma forma barata de a conseguir.

Mas nem só para fazer dinheiro serve o OLX. Um utilizador tentou juntar o útil ao agradável: resolver um problema seu e a necessidade de outra pessoa. Está a "doar" mais de três metros cúbicos de pedras grandes e médias.

Se acha que ficam melhor no seu jardim do que no terreno deste cidadão, só tem de as ir buscar.

Afinal o que não posso vender no OLX?

Nenhum anúncio é sujeito a verificação prévia por parte do OLX. A publicação no site é automática e perante conteúdos inapropriados resta aos utilizadores "reportar" o anúncio na própria página.

Há, no entanto, uma longa lista de items de venda proibida. A começar por órgãos humanos, passando por armas de fogo e munições; bebidas alcoólicas; drogas, narcóticos e tabaco; cópias ilegais, equipamento para jogos de fortuna ou azar, ou fogo-de-artifício.

É possível vender serviços no OLX, com exceção de "serviços de tarot, horóscopo e/ou videntes"; esquemas em pirâmide/multi-nível; ofertas de timesharing; programas de afiliados/recompensas ou comissões e/ou parcerias de negócio, ou ofertas não explícitas para ganhar dinheiro/rentabilizar tempo/trabalho a partir de casa.

Para vender artesanato tem de ter Registo Nacional do Artesanato e animais só de acordo com a legislação.

Estão também banidos do site de classificados medicamentos ou testes médicos/farmacêuticos; equipamento para desbloqueio ou visualização de sinais de vídeo codificados; réplicas e contrafações; modchips/jailbreak; bens digitais; vales, vouchers e cartões de qualquer tipo ou "bilhetes válidos para o Jardim Zoológico de Lisboa", sem referência a quaisquer outros bilhetes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório