Presidente da República na antestreia de filme de Scorsese em Portugal

A antestreia do filme 'Silêncio' do realizador Martin Scorsese, na quinta-feira, vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do antigo chefe de Estado António Ramalho Eanes, indica uma nota da organização.

© Global Imagens
País Lisboa

No Centro Cultural de Belém vão estar ainda o núncio apostólico em Portugal, Rino Passigato, o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, o secretário do núncio apostólico, Andrea Piccioni, e o vigário regional do Opus Dei em Portugal, padre José Rafael Espírito Santo.

PUB

O filme, que o realizador norte-americano esperou quase 20 anos para concretizar, conta a viagem de dois missionários jesuítas portugueses - Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garupe (Adam Driver) - de Macau para o Japão, no século XVII, em busca do mentor, o padre Cristóvão Ferreira (Liam Nesson), para confirmar se o jesuíta, perseguido e torturado pelas autoridades japonesas, renunciou à fé cristã.

Em território nipónico, sob o xogunato de Tokugawa Ieyasu, que baniu o catolicismo e quase todo o contacto com os estrangeiros, os dois jovens religiosos testemunham a perseguição dos japoneses cristãos pelas autoridades.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Teresa Ribeiro, e o ex-vice-primeiro-ministro Paulo Portas também vão assistir à antestreia de "Silêncio", além de vários deputados portugueses.

A estreia, no dia 19 deste mês, vai ser acompanhada por várias iniciativas para debater o papel dos jesuítas em Portugal e no mundo, a perseguição religiosa, as relações entre Portugal e o Japão, a arte e a religião", de acordo com uma nota da organização do programa, desenvolvido em cooperação com a Companhia de Jesus.

O filme de Scorsese baseia-se no romance homónimo do japonês Shusaku Endo, publicado em 1966.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser