Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Bandeira nacional que ontem cobriu urna de Mário Soares não era a oficial

A bandeira nacional deve adornar a urna em funerais de Estado, mas a usada ontem nas cerimónias fúnebres de Mário Soares não foi a correta.

Bandeira nacional que ontem cobriu urna de Mário Soares não era a oficial
Notícias ao Minuto

14:10 - 10/01/17 por Carolina Rico

País Cerimónia Fúnebre

A bandeira que no início das cerimónias fúnebres cobriu a urna de Mário Soares não era a bandeira oficial do Estado português.

Enquanto na Bandeira Nacional (na montagem à esquerda) o escudo ao centro está rodeado de castelos, na bandeira usada para cobrir a urna do antigo chefe de Estado (à direita) podemos ver antes pagodes, semelhantes a um castelo de portas abertas.

A Comissão responsável pela Bandeira Nacional, citada no site do Governo de Portugal, determina que o símbolo “deve rodear o escudo branco das quinas por uma larga faixa carmesim, com sete castelos”, considerando que estes são um dos símbolos “mais enérgicos da integridade e independência nacional”.

As mesmas diferenças já levantaram polémica em fevereiro de 2013, quando a bandeira de Portugal na entrada da sede do Conselho Europeu, em Bruxelas, teve de ser substituída antes da cimeira de líderes depois de ter sido constatado que continha pagodes em vez dos tradicionais castelos.

O Notícias ao Minuto tentou entrar em contacto com a Presidência da República, com o Ministério da Presidência e Modernização Administrativa, envolvido na organização da cerimónia, com o gabinete de Protocolo do Estado português e com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, que tutela o protocolo, mas ninguém se mostrou disponível para prestar declarações sobre este assunto.

Saliente-se, porém, que a bandeira que hoje cobre a urna, no Funeral de Estado que está a decorrer, é já a oficial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório