Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Vaga de frio está a assolar a Europa. E Portugal, escapa?

Enquanto a Europa treme de frio, as temperaturas em Portugal até vão subir. O frio já passou, mas também já tem data de regresso.

Vaga de frio está a assolar a Europa. E Portugal, escapa?
Notícias ao Minuto

11:40 - 10/01/17 por Carolina Rico

País IPMA

Grande parte da Europa está a ser afetada por uma vaga de frio intenso provocada por massas de ar polar com origem na Escandinávia. Há registo de várias mortes, temperaturas negativas e neve a paralisar cidades.

E Portugal, escapa? Na verdade, esta massa de ar frio já afetou o país - no fim de semana passado, disse ao Notícias ao Minuto a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Cinco distritos chegaram a estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à "persistência de valores baixos da temperatura mínima".

A temperatura mais baixa, de -3º Celsius, foi registada em Bragança e na Guarda (com máximas de 9º e 8º, respetivamente), nada que se compare com o que se sentiu no resto da Europa, devido a uma posição favorável do anti-ciclone.

Nos últimos dias, segundo a BBC pelo menos 20 pessoas morreram devido às baixas temperaturas, mesmo em países onde a temperatura costuma ser amena, como em Itália, onde se registaram sete vítimas mortais, cinco das quais sem-abrigo.

Também na Polónia 10 pessoas morreram esta semana, com temperaturas abaixo dos 20º negativos, elevando para 65 o número de mortos neste inverno.

Igual cenário na Alemanha, que tem vindo a registar temperaturas inferiores a 25 graus negativos durante a noite. Bósnia, Sérvia, Roménia, Croácia, República Checa, Bulgária e Montenegro estão cobertas de neve.

O frio já tem data de regresso

Enquanto em vários países as temperaturas vão manter-se baixas, em Portugal haverá até uma ligeira subida da temperatura nos próximos dias.

Apenas no sábado regressa o frio, devido à "influência de uma corrente de norte de ar mais frio e húmido", prevê a meteorologista Patrícia Gomes.

Seguem-se quatro ou cinco dias com temperaturas mais baixas, antes do regresso ao mais tradicional inverno ameno.

Durante o mês de dezembro de 2016 o valor médio da temperatura média do ar em Portugal foi de 10,41°, 0,44° acima do valor normal. Dia 2 de dezembro as máximas ultrapassaram os 15º, o valor mais alto neste período registado desde 1931.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório