Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Milhares sairam à rua para assistir ao cortejo fúnebre de Mário Soares

Funeral do antigo Presidente da República acontece esta terça-feira. Trata-se do primeiro funeral com honras de Estado desde o 25 de Abril de 1974.

Notícias ao Minuto

16:21 - 09/01/17 por Goreti Pera

País Óbito

Milhares de portugueses assistiram, na manhã desta segunda-feira, ao cortejo fúnebre de Mário Soares. O antigo Presidente da República, que a maioria recorda como um dos grandes construtores da democracia e liberdade em Portugal, morreu no passado sábado, aos 92 anos.

A cerimónia iniciou-se às 11 horas em ponto, junto à casa do antigo chefe de Estado, na rua a que o pai deu nome, no Campo Grande. Daí, o carro funerário partiu para a Praça do Município, onde a urna foi transferida para um armão da GNR.

Da Câmara Municipal de Lisboa até ao Mosteiro dos Jerónimos, o corpo de Mário Soares foi transportado numa charrete movida por cavalos da Guarda Nacional Republicada. Durante a hora e meia que se seguiu, muitos populares aproveitaram para ver passar a urna com o corpo do histórico socialista.

Quando chegou ao Mosteiro dos Jerónimos, o caixão coberto com uma bandeira da república portuguesa foi transportado a braços por seis militares da GNR e depositado na Sala dos Azulejos, onde permanece em câmara ardente.

O velório está agora aberto ao público. Os cidadãos podem dar um último adeus ao fundador do PS até à meia-noite e durante a manhã de terça-feira (entre as 8h00 e as 11h00). Segue-se então uma sessão solene nos claustros, a iniciar-se às 13h00.

A urna sairá do Mosteiro dos Jerónimos às 14h00, passará por locais emblemáticos da cidade de Lisboa (como a Assembleia da República e a sede do Partido Socialista) e chegará às 15h30 ao Cemitério dos Prazeres, onde Mário Soares irá a enterrar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório