Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Câmara de Leiria destaca "personalidade maior de Portugal"

O presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, lamentou hoje a morte de Mário Soares, "personalidade maior de Portugal", e recordou o seu "carinho e forte ligação" ao concelho.

Câmara de Leiria destaca "personalidade maior de Portugal"
Notícias ao Minuto

22:56 - 07/01/17 por Lusa

País Soares

"Antes de mais, neste momento de luto, é incontornável deixar palavras de sentidas condolências à família e ao núcleo mais próximo de Mário Soares, lembrando-os que não estão sozinhos no óbvio sofrimento que acompanha a morte desta personalidade maior de Portugal", diz Raul Castro em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O antigo Presidente da República Mário Soares morreu hoje aos 92 anos, disse à agência Lusa fonte do Hospital da Cruz Vermelha.

"O falecimento de Mário Soares lembra-nos o seu passado de luta contra a ditadura e a sua ação determinante na concretização da democracia no nosso país. O Município de Leiria, contudo, não pode deixar de destacar o carinho e a forte ligação de Mário Soares a Leiria através da Casa-Museu João Soares, num edifício em Cortes, doado pela família Soares à Fundação, onde estão instalados a Casa-Museu da Fundação Mário Soares e o Centro Cultural João Soares".

A autarquia recorda ainda que, "no edifício da Fundação, em Cortes, foi criada uma biblioteca e existem espaços destinados a exposições temporárias das ofertas recebidas por Mário Soares durante a sua vida pública, como primeiro-ministro e depois como Presidente da República. Simultaneamente, foi concebida uma exposição permanente, dotada de meios audiovisuais, que apresenta uma visão sintética do Século XX português".

"Cortes é uma povoação estreitamente ligada à vida do pai de Mário Soares, o Professor João Soares, pedagogo eminente, que foi ativista político e ministro durante a I República".

Mário Soares encontrava-se internado desde o dia 13 de dezembro de 2016, tendo sido transferido no dia 22 do mesmo mês dos Cuidados Intensivos para a "unidade de internamento em regime reservado" do Hospital da Cruz Vermelha, depois de sinais de melhoria do estado de saúde.

No entanto, no dia 24 de dezembro, um agravamento súbito da situação clínica obrigou ao regresso do antigo chefe de Estado à Unidade dos Cuidados Intensivos.

No dia 31 de dezembro, dia da última atualização feita pelo hospital sobre o seu estado de saúde, Mário Soares continuava em "coma profundo", mas "estável e com parâmetros vitais normais".

Mário Soares desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do PS e Presidente da República.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do PS, e ministro dos Negócios Estrangeiros após a revolução do 25 de Abril de 1974.

Primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, foi Soares a pedir a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e a assinar o respetivo tratado, em 1985. Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório