Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

"Olhe que não, olhe que não". O debate quente de 75 entre Soares e Cunhal

No dia da morte de Mário Soares, recordamos o mítico debate entre o histórico socialista e Álvaro Cunhal, que se realizou no dia 6 de novembro de 1975.

Notícias ao Minuto

18:37 - 07/01/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Mário Soares

A Revolução dos Cravos havia sido há um ano e meio, mas Portugal passava por uma grande instabilidade política devido aos vários governos provisórios que se seguiram ao 25 de Abril.

Francisco da Costa Gomes era o Presidente da República a 6 de novembro de 1975. Havia sido eleito pela Junta de Salvação Nacional numa altura em que a sociedade vivia um período conturbado. A instabilidade política associada à elevada inflação e à iminente independência de Angola transformava o país numa bomba-relógio prestes a explodir.

E foi neste contexto que Mário Soares, secretário-geral do Partido Socialista, e Álvaro Cunhal, o responsável pelo Partido Comunista Português, se defrontaram num debate televisivo na RTP.

Foram três horas e quarenta minutos de debate intenso com os dois principais rostos da resistência à ditadura a trocar galhardetes, mas também a defender as suas ideologias.

Para a história do debate fica a célebre frase de Álvaro Cunhal que, passados 40 anos, continua bem presente no léxico português: “olhe que não doutor, olhe que não”.

Antes, Mário Soares tinha acusado o secretário-geral do PCP de querer “transformar o país numa ditadura”.

Recorde no vídeo acima alguns dos melhores momentos do debate histórico.

[Artigo originalmente publicado pelo Notícias ao Minuto a 6 de novembro de 2015, data em que se cumpriram 40 anos sobre o debate que se tornou mítico]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório