Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Na hora do adeus, Portugal e o mundo choram Mário Soares

O filme dos acontecimentos após a morte do antigo Presidente Mário Soares, conhecida hoje.

Na hora do adeus, Portugal e o mundo choram Mário Soares
Notícias ao Minuto

18:10 - 07/01/17 por Lusa

País Óbito

Mário Soares, que morreu hoje aos 92 anos, desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história da democracia portuguesa: combateu a ditadura, foi fundador do PS e Presidente da República.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi fundador e primeiro líder do PS, e ministro dos Negócios Estrangeiros após a revolução do 25 de Abril de 1974.

Primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, foi Soares a pedir a adesão à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e a assinar o respetivo tratado, em 1985. Em 1986, foi eleito Presidente da República, cargo que ocupou até 1996.

Filmes dos acontecimentos:

15:28 - Morre Mário Soares, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

15:40 - A Lusa noticia a morte de Mário Soares.

16:30 - O Partido Socialista considera, em comunicado, que "Portugal perdeu o pai da Liberdade e da Democracia, a personalidade e o rosto que os portugueses mais identificam com o regime nascido a 25 de abril de 1974".

16:35 - A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, lamenta a morte do antigo Presidente da República Mário Soares, destacando o seu "papel único na definição do Portugal Democrático Europeu".

16:40 - O ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes lamenta a morte de Mário Soares, lembrando que, como político, "ninguém o vergava".

16:50 - Governo decreta três dias de luto nacional, a partir de segunda-feira, pela morte do antigo Presidente Mário Soares e funeral com honras de Estado. O anúncio é feito pelo primeiro-ministro, António Costa, durante uma visita à Índia.

O país, disse Costa, deve muito e ficará "eternamente grato" à ação política do antigo Presidente Mário Soares, que classificou como o rosto e a voz da liberdade portuguesa.

16:55 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recorda Mário Soares, acima de tudo, como um "lutador da liberdade" e defende que Portugal tem o dever de combater pela "imortalidade do seu legado".

17:00 - O antigo Presidente da República Jorge Sampaio evoca Mário Soares, lembrando a "resiliência" do ex-Presidente e dizendo que o momento é de "profundo pesar" para Portugal e para a Europa.

O Partido Socialista Europeu (PES) lamenta a morte do "líder histórico" do PS, sublinhando que o antigo Presidente ajudou a "moldar a democracia" em Portugal e liderou o processo de integração europeia.

A coordenadora do BE, Catarina Martins, lembra "com gratidão o homem que mandou a idade e o conforto às malvas para se levantar na Aula Magna, com toda a esquerda, na defesa do país contra a 'troika'".

17:05 - O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, lamenta a morte do antigo Presidente, que classificou como "um grande democrata" e "um político polémico".

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, recorda o antigo Presidente como "um grande português" e um dos fundadores da democracia em Portugal.

17:15 - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, salienta que a vida do seu "amigo Mário" Soares se confunde "com episódios marcantes do processo de construção da União Europeia" e que a Europa perde um pouco de si.

17:30 - O presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy, enviou os seus pêsames ao povo português e à família de Mário Soares, considerando o ex-Presidente um grande europeísta e figura decisiva na democracia portuguesa.

17:48 -- Freitas do Amaral, fundador do CDS e candidato presidencial derrotado por Mário Soares, em 1986, lamenta a morte do antigo Presidente que classificou de "Patriarca da Democracia". "Ninguém a encarnou melhor do que ele, antes e depois de 1974", escreveu numa nova enviada à Lusa.

17:50 -- O dirigente do PCP José Capucho lembrou o "passado de antifascista" de Mário Soares e evocou as "profundas e conhecidas divergências" com o antigo Presidente. "Lembrando o seu passado de antifascista, o PCP regista as profundas e conhecidas divergências que marcaram as relações do PCP com o dr. Mário Soares, designadamente pelo seu papel destacado no combate ao rumo emancipador da Revolução de Abril e às suas conquistas, incluindo a soberania nacional."

17:40 - O advogado António Arnaut, que esteve na fundação do PS com Mário Soares, disse que o antigo Presidente da República foi "uma grande figura nacional de quem o país será sempre devedor".

17:58 - O ex-dirigente do PSD António Capucho, que deixou o partido há dois anos, disse que a morte de Mário Soares era "esperada", mas perturbou-o "muito intensamente", pelo facto de ter sido responsável pelo "regime democrático e restauração das liberdades".

18:08 - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lembra Mário Soares como "um dos raros líderes políticos de verdadeira estatura europeia e mundial", a quem os portugueses devem "em grande medida, a democracia, liberdade e respeito pelos direitos fundamentais", numa nota enviada à Lusa.

18:10 - Vítor Ramalho, amigo de Mário Soares e secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, considera que Portugal perdeu o homem que abriu o país a novos horizontes de democracia e afirmação no mundo. "Morreu um homem com H grande. Se é certo que D. João II corporizou a ousadia de uma forma corajosa, aquilo que foram os Descobrimentos de Portugal, que deram novos mundos ao mundo e abriram a globalização, Mário Soares foi o homem que encerrou esse ciclo, mas abrindo o país a novos horizontes de democracia, de tolerância e de afirmação de Portugal no mundo", disse.

18:20 - O antigo líder do CDS-PP Adriano Moreira recorda Mário Soares como um homem "inteiramente coerente antes e depois do 25 de Abril", considerando-o um dos principais vencedores do triunfo da atual democracia e que "definitivamente entrou na história de Portugal".

18:30 - O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) expressa, em Madrid, o seu pesar pela morte de Mário Soares, considerando que o ex-presidente português foi "próximo, cúmplice e motivador" da transição democrática e adesão à União Europeia da Espanha.

18:50 - O rei Felipe VI de Espanha enviou ao Presidente da República portuguesa uma mensagem de pesar pela morte de Mário Soares, considerando que o papel na transição democrática fez dele "um dos grandes líderes portugueses e europeus" do século XX.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, considera que, "com a morte de Mário Soares, Portugal e a Europa perdem grande estadista" e "um "visionário", cujo "legado vai perdurar", pois o antigo Presidente da República é "uma inspiração".

18:57 - O antigo secretário-geral do PS e atual vice-presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio, lembra Mário Soares como o "maior político português do século XX".

19:00 - O ex-Presidente Cavaco Silva recorda Mário Soares como uma das personalidades mais marcantes do século XX português, sublinhando a sua faceta de "verdadeiro animal político".

19:10 - O Presidente francês, François Hollande, recorda o ex-Presidente Mário Soares, salientando que a democracia portuguesa perdeu "um dos seus heróis" e a França "um amigo de sempre". "Com o desaparecimento de Mário Soares, a democracia portuguesa perdeu um dos seus heróis, a Europa um dos seus grandes líderes e a França, que o acolheu no exílio durante a ditadura de Salazar, um amigo de sempre", segundo um comunicado do Eliseu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório