Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Engenho explosivo inativado por mergulhadores da Marinha

Mergulhadores da Marinha inativaram hoje um engenho explosivo que foi encontrado na Costa da Caparica, em Almada (distrito de Setúbal), referindo que estava "funcional e com carga explosiva" no interior.

Engenho explosivo inativado por mergulhadores da Marinha
Notícias ao Minuto

18:52 - 05/01/17 por Lusa

País Costa da Caparica

"O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) recebeu um alerta da existência de um engenho explosivo na Costa da Caparica. De imediato foi ativada a equipa de prontidão de Inativação de Engenhos Explosivos (IEE) do Destacamento de Mergulhadores Sapadores n.º 1 (DMS1) da Marinha Portuguesa", refere a Marinha em comunicado.

No local, em coordenação com a Capitania do Porto de Lisboa, a equipa identificou o engenho como um "Marine Marker - MK 25", que é utilizado para sinalização e marcação de áreas em situações de emergência no mar.

"O engenho foi transportado para uma área segura e posteriormente neutralizado. Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, podendo ser extremamente perigoso", acrescenta a nota.

A Marinha refere que o engenho foi abandonado junto ao posto da Polícia Marítima na Costa da Caparica.

"Este tipo de engenho pode aparentar um estado estável e seguro, no entanto, como se verificou neste caso, o engenho encontrava-se acionado, totalmente funcional e contendo ainda parte da carga explosiva no seu interior. Alerta-se que, sempre que for encontrado um engenho deste tipo, o mesmo não deverá ser removido", explica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório