Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Fragata Vasco da Gama prossegue missão de segurança no Mediterrâneo

A fragata Vasco da Gama saiu hoje do porto de La Valletta, Malta, para prosseguir a missão de segurança no Mediterrâneo Central, no âmbito da agência FRONTEX, após mais de 500 horas de patrulha no decurso da Operação Triton.

Fragata Vasco da Gama prossegue missão de segurança no Mediterrâneo
Notícias ao Minuto

20:00 - 03/01/17 por Lusa

País Operação

"No âmbito dos compromissos assumidos por Portugal no seio da União Europeia, esta missão representa o contributo nacional para a redução do fluxo de migração irregular em direção às fronteiras externas da União Europeia, contribuindo também para a redução de perda de vidas humanas no mar", diz um comunicado publicado no 'site' da Marinha.

A fragata Vasco da Gama realizou, até à data, um total de 539 horas de patrulha nas fronteiras marítimas da União Europeia, tendo detetado dois contatos suspeitos e interrogado seis navios mercantes.

O navio português realizou ainda vários exercícios de treino interno, "para manutenção das perícias e capacidades que este tipo de missão exige, nomeadamente salvamento de náufragos em massa".

A fragata Vasco da Gama tem embarcados 147 militares, incluindo uma secção de fuzileiros com equipas de abordagem, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica.

Estão ainda embarcados no navio um inspetor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, um oficial de ligação da Guardia di Finanza e um oficial de ligação da Guardia Costiera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório