Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Governo aposta nos cuidados primários de saúde mental

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, disse hoje em Coimbra que o Governo pretende apostar nos cuidados primários de saúde mental.

Governo aposta nos cuidados primários de saúde mental
Notícias ao Minuto

18:17 - 15/12/16 por Lusa

País Fernando Araújo

O governante, que falava na inauguração da nova unidade de internamento e urgência alargada de pedopsiquiatria do Hospital Pediátrico de Coimbra, referiu que "existe uma grande quantidade de doentes com patologias de elevada prevalência, que podem e devem ser tratados e orientados nos cuidados de saúde primários".

"Queremos que [esses cuidados] se façam de forma articulada e integrada nos serviços de saúde mental, mas queremos acima de tudo que os doentes não precisem de vir aos hospitais de cuidados psiquiátricos e tenham uma resposta adequada nos médicos de família", sublinhou.

Segundo o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, "é nessa vertente que o Governo quer apostar e ter realmente uma política muito inclusiva", através das equipas de saúde mais próximas da comunidade.

Fernando Araújo adiantou ainda que está a ser preparado pelo ministério um estudo sobre o financiamento da saúde mental em Portugal.

O Hospital Pediátrico de Coimbra, que integra o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), inaugurou hoje a unidade de internamento e urgência alargada de pedopsiquiatria, cujo serviço não existia na região Centro.

De acordo com o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, um dos objetivos do Ministério no âmbito da saúde mental "era criar condições para se concluir o plano definido para a saúde mental das crianças e jovens, nomeadamente na resposta em termos de internamento".

"O SNS passa de 20 para 34 camas, ou seja, um aumento de mais de 60% da capacidade de internamento, em apenas um ano, assegurando finalmente as necessidades de internamento em pedopsiquiatria no país", frisou Fernando Araújo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório