Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Lalanda de Castro apresentou demissão de todas as funções na Octapharma

Paulo Lalanda de Castro apresentou hoje ao Conselho de Administração da Octapharma a demissão de todas as funções que desempenha na empresa, o que foi aceite, anunciou esta noite a farmacêutica, em comunicado.

Lalanda de Castro apresentou demissão de todas as funções na Octapharma
Notícias ao Minuto

21:57 - 14/12/16 por Lusa

País Farmacêutica

Segundo a Octapharma, a demissão, que já foi aceite, foi apresentada na sequência de uma investigação relacionada com o negócio do plasma, que envolve a farmacêutica, que foi alvo de buscas.

"Na sequência das referidas diligências, e de forma a focar-se na resposta às alegações que sobre si recaem, o Exmo Sr. Paulo Lalanda de Castro apresentou ao Conselho de Administração da Octapharma A.G. a demissão de todas as funções que desempenha na Companhia, incluindo as exercidas em Portugal, a qual foi aceite", refere o comunicado divulgado à imprensa.

Paulo Lalanda de Castro, responsável pela Octapharma em Portugal, é arguido no processo "Operação Marquês", que investiga o antigo primeiro-ministro José Sócrates por suspeita de crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito.

No comunicado hoje enviado à Lusa, a Octapharma refere que na terça-feira "ocorreram buscas nas instalações da empresa na zona da Grande Lisboa".

"No âmbito destas diligências a empresa colaborou, como o sempre o faz, com as autoridades, prestando todas as informações que lhe foram solicitadas.

A empresa mantém, naturalmente, essa mesma disponibilidade em eventuais diligências futuras", salienta.

Quatro arguidos, incluindo o ex-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e do INEM, que está detido, constituem o balanço da investigação sobre o negócio do plasma sanguíneo.

Luis Cunha Ribeiro foi detido na terça-feira, no decorrer da investigação da Unidade de Combate à Corrupção da PJ e do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, que investiga factos suscetíveis de se enquadrarem na prática de corrupção ativa e passiva, recebimento indevido de vantagem e branqueamento de capitais.

Foram realizadas mais de 30 buscas em estabelecimentos oficiais relacionados com a saúde, incluindo o Ministério e o INEM, duas buscas em escritórios e locais de trabalho de advogados e outras em território suíço.

"No inquérito investigam-se suspeitas de obtenção, por parte de uma empresa de produtos farmacêuticos, de uma posição de monopólio no fornecimento de plasma humano inativado e de uma posição de domínio no fornecimento de hemoderivados a diversas instituições e serviços que integram o Serviço Nacional de Saúde (SNS)", referiu na altura a PGR.

Para o efeito, "um representante da referida empresa de produtos farmacêuticos e um funcionário com relevantes funções no âmbito de procedimentos concursais públicos nesta área da saúde terão acordado entre si que este último utilizaria as suas funções e influência para beneficiar indevidamente a empresa do primeiro", acrescentou.

Os factos em investigação ocorreram entre 1999 e 2015 e os suspeitos terão obtido vantagens económicas que procuraram ocultar, em determinadas ocasiões com a ajuda de terceiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório