Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

'Gerigonça' e 'campeão' lideram corrida para a Palavra do Ano

Os vocábulos 'gerigonça' e 'campeão' lideram a lista de preferências dos internautas para a Palavra do Ano, cuja escolha se iniciou no passado dia 01, informou hoje a promotora do concurso.

'Gerigonça' e 'campeão' lideram corrida para a Palavra do Ano
Notícias ao Minuto

11:07 - 14/12/16 por Lusa

País Porto Editora

A votação através deste site prossegue até ao final do mês, e a palavra vencedora será conhecida no dia 04 de janeiro próximo, às 10h30, numa cerimónia a realizar na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, nos arredores de Lisboa.

"Duas semanas após o início da votação, há duas palavras que se destacam: 'geringonça' e 'campeão', com 'brexit' por perto, seguidas por 'presidente', 'racismo', 'turismo' e 'empoderamento'", afirma em comunicado a Porto Editora, que lançou esta iniciativa em 2009.

"As palavras 'humanista', 'parentalidade' e 'microcefalia' ocupam os últimos lugares da votação", lê-se no mesmo documento.

Até terça-feira à noite, registaram-se 15.000 participações, disse à Lusa fonte editorial.

A escolha das dez palavras finalistas foi resultado "do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais, como no registo de consultas 'online' e 'mobile' dos dicionários da editora, tendo em consideração também as sugestões dos portugueses através do site".

A eleição da Palavra do Ano, na sua oitava edição, "já faz parte do calendário dos portugueses, tal a curiosidade que desperta e a participação crescente nas votações, na ordem das dezenas de milhares, apesar de se fazer exclusivamente 'online'", disse à Lusa fonte da editora.

No ano passado, segundo a Porto Editora, registou-se uma participação superior a 20.000 cibernautas.

As palavras eleitas nas edições anteriores foram 'esmiuçar' (2009), 'vuvuzela' (2010), 'austeridade' (2011), 'entroikado (2012), 'bombeiro' (2013), 'corrupção' (2014) e 'refugiado' (2015).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório