Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Revisão do Acordo Ortográfico? "Não tem pés nem cabeça"

Vital Moreira comentou as recentes notícias de que a Academia de Ciências de Lisboa vai rever o Acordo Ortográfico.

Revisão do Acordo Ortográfico? "Não tem pés nem cabeça"
Notícias ao Minuto

12:43 - 13/12/16 por Inês Esparteiro Araújo

País Vital Moreira

Sem pés para andar” ou “não tem pés nem cabeça”, foi como Vital Moreira tratou as recentes notícias chegadas da Academia de Ciências de Lisboa, afirmando que em janeiro apresentará uma proposta para rever o Acordo Ortográfico.

"Sendo uma convenção internacional”, o Acordo “só poderia ser modificado por acordo entre os governos dos países que o ratificaram”.

Mas, tal como o ex-deputado do PS assegurou no seu blogue, “não existe nenhuma iniciativa oficial nem oficiosa nesse sentido”, nem está previsto para breve que venha “a ser dado algum passo nessa direção”.

Posto isto, assinalou que o “máximo que se pode dizer é que a Academia, por sua livre iniciativa, decidiu apresentar publicamente uma proposta de revogação do Acordo Ortográfico e da sua substituição por uma ‘convenção’”.

Contudo, o socialista entende “que as hipóteses” de esta ideia “ser levada a sério oficialmente, são iguais zero”, afirmando mesmo que caso “fosse membro da tribo anti-AO”, não iria depositar “nenhuma esperança nessa iniciativa”.

Foi esta segunda-feira, após uma entrevista ao jornal Público, que o Presidente deste organismo, Artur Anselmo, anunciou que em janeiro a Academia irá lançar os ‘Subsídios para o Aperfeiçoamento do Acordo Ortográfico’.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório