Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Boas notícias: Situação de seca diminuiu em novembro

O território do continente registou em novembro uma diminuição da área em situação de seca fraca, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantando que este mês foi "normal" em relação a temperaturas e precipitação.

Boas notícias: Situação de seca diminuiu em novembro
Notícias ao Minuto

06:53 - 09/12/16 por Lusa

País IPMA

De acordo com o Boletim Climatológico disponível hoje na página do instituto na Internet, no final de novembro houve uma diminuição da área em situação de seca fraca, com 47% do território nesta classe de seca.

Segundo o índice meteorológico de seca do IPMA, no final do mês de novembro verificou-se, em relação ao final de outubro, uma diminuição da área em situação de seca fraca e um aumento da área em situação normal e de chuva fraca.

O índice meteorológico de seca indica que 47% do território do continente estava em seca fraca, 33% em situação normal e 19,9% em chuva fraca.

O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre "chuva extrema" e "seca extrema".

O instituto analisou os valores médios da temperatura média, máxima e mínima do ar no mês de novembro (em relação ao período 1971-2000),tendo classificado o de 2016 como "normal".

Segundo o Boletim climatológico do IPMA, em novembro os valores médios da temperatura média do ar (12,11 graus Celsius) e da máxima (16,99 graus) foram próximos do normal.

No que diz respeito à temperatura mínima, o valor médio foi de 7,23 graus Celsius foi inferior ao normal.

O menor valor da temperatura mínima foi registado a 08 de novembro em Miranda do Douro (-3,8 graus Celsius) e o maior valor da máxima ocorreu no dia 01 no Fundão (29,9 graus).

O instituto informa também que o valor médio da quantidade de precipitação em novembro (120,1 milímetros) foi próximo do normal. O maior valor mensal da quantidade de precipitação ocorreu no Fundão (232,3 milímetros).

"De salientar que na última década do mês o território esteve sob influência de uma depressão complexa no período 21-27, á qual esteve associada uma superfície frontal fria e a massa de ar frio instável do seu setor pós-frontal", adiantou o instituto.

Esta situação, segundo o IPMA, "originou períodos de chuva, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e vento forte, no litoral a sul do Cabo Carvoeiro no dia 23, no norte e centro no dia 24, no centro e sul no dia 25 e no sul nos dias 26 e 27".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório