Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Avisos para os Açores por causa do vento baixam para amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) baixou hoje de vermelho para amarelo o aviso por causa do vento para as sete ilhas dos grupos ocidental e central dos Açores.

Avisos para os Açores por causa do vento baixam para amarelo
Notícias ao Minuto

06:20 - 08/12/16 por Lusa

País IPMA

Todo o arquipélago está agora sob aviso amarelo por causa do vento.

Nas Flores e Corvo (grupo ocidental) o aviso vigora até às 06:00 (mais uma hora em Lisboa), no Pico, Faial, São Jorge, Graciosa e Terceira (grupo central) até às 08:00 e rm São Miguel e Santa Maria (grupo oriental) até às 06h00.

Por outro lado, por causa da agitação marítima, o grupo ocidental está com um aviso laranja até às 06h00 e o grupo oriental com um aviso amarelo até às 11h00.

Há ainda mais dois avisos amarelos para o grupo central, mas por causa da chuva e da trovoada, em vigor até às 06h00.

O aviso vermelho é o mais elevado dos avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco extremo. O laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo, o terceiro mais grave, representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores registou 18 ocorrências, a maioria relacionada com danos em habitações, devido ao mau tempo que assola o arquipélago desde a noite de quarta-feira.

Segundo dados daquele serviço enviados à agência Lusa, as situações ocorreram em seis ilhas, dos grupos ocidental e central do arquipélago.

Dos 18 incidentes registados entre as 20:00 e cerca das 23:30 locais de quarta-feira, 13 reportam-se a danos em casas e, destes, sete tiveram lugar na ilha do Faial.

Há, ainda, registo de quedas de árvore e uma inundação em via pública.

Segundo a meteorologista Rita Mota, da Delegação Regional dos Açores do IPMA, foi registada na estação do aeroporto da Horta, na ilha do Faial, uma "rajada máxima de 150 kms/hora entre as 20h30 e as 21h00 locais de quarta-feira".

No Corvo, a rajada máxima de vento, de 147 kms/hora, foi registada pelas 20:30 de quarta-feira, adiantou Rita Mota.

Devido ao agravamento das condições meteorológicas, quatro portos dos Açores estão encerrados a toda a navegação: Lajes e Madalena, na ilha do Pico, o porto da Casa, no Corvo, e o das Poças, nas Flores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório