Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

"Sistema educativo tem vindo a melhorar de forma consistente"

O ministro da Educação comentou os resultados dos testes de PISA da OCDE.

"Sistema educativo tem vindo a melhorar de forma consistente"
Notícias ao Minuto

11:16 - 06/12/16 por Inês Esparteiro Araújo

País Brandão Rodrigues

Garantido que a educação em Portugal “está bem para além do PISA”, o ministro da Educação discursou esta terça-feira após a divulgação do relatório da OCDE, que mostrou que, pela primeira vez, Portugal conseguiu resultados “significativamente superiores” à media dos restantes países que integram a instituição.

“É com enorme satisfação que constatamos a melhoria contínua observada, de 2000 a 2015, nas áreas da literacia científica, da matemática e da leitura, entre os jovens de 15 anos que frequentam o sistema educativo português”, começou por dizer.

Depois de agradecer a todos os envolvidos pelos resultados positivos, relembrou que “contra certos arautos da desgraça e daqueles que insistem em desqualificar o trabalho realizado pelos profissionais da educação”, é possível afirmar “que o nossos sistema educativo tem vindo a melhorar de forma gradual e consistente”.

Realçando que Portugal é elogiado várias vezes ao longo do extenso relatório, fez notar que apesar de a opinião afirmar “que na educação há demasiadas mudanças de orientação política”, este relatório vem provar o contrário, mostrando que “se há mudanças, há também um caminho que se faz de aprofundamento e de continuidade da oferta do nosso sistema educativo”.

Tiago Brandão Rodrigues aproveitou ainda para anunciar que Portugal voltará a fazer parte do PIAAC, programa de qualificação para adultos, depois “de ter abandonando” o mesmo. “Será um instrumento precioso para monitorizar a evolução na qualificação dos adultos”, assegurou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório