Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal, o país "triste" que americano descreve numa só palavra: saudade

O que vê um americano num país com uma “alegre tristeza” resumida em “saudade”. Eric Weiner explica, numa crónica publicada na BBC.

Portugal, o país "triste" que americano descreve numa só palavra: saudade
Notícias ao Minuto

20:25 - 05/12/16 por Goreti Pera

País BBC

Um país com uma “alegre tristeza resumida numa só palavra: saudade”. Assim olha Eric Weiner, cronista da BBC, para Portugal.

Num artigo publicado no site da cadeia britânica, o cronista descreve um país onde “ninguém diz bom dia” e onde “mais ou menos” é, sem surpresa, a resposta para a pergunta ‘Como estás’.

“Portugal é uma terra triste”, admite o norte-americano autor do obras como ‘The Geography of Bliss’ e ‘The Geography of Genius’ e ‘Man Seeks God’. Nos portugueses vê “expressões sombrias”, mas admite a quem não os (ou nos) conhece: “Não tenha pena dos portugueses. Eles estão contentes com o seu descontentamento e, de uma forma estranha mas esclarecedora, desfrutam-na”.

Em Portugal, Eric Weiner passeou pelo Largo de Camões, na baixa lisboeta, onde conheceu uma psicóloga clínica e um inspetor da polícia amigo de um amigo. É deles que leva ensinamentos como este: “Quando confrontado com um português triste, a pior coisa que pode fazer é tentar animá-lo”.

Tristeza é algo que o jornalista denota também quando ouve o fado, que define como “melancólico” e um estilo musical “triste”. E porque falou em fado, não deixou de referir que conheceu, no Estoril, a fadista Cuca Roseta, “uma das poucas que consegue ganhar a vida com a sua música”.

Em jeito de remate, Eric Weiner prova que a tristeza a que se refere não é, de facto, algo triste e depreciativo: “Roseta representa a nova geração de fadistas. A melodia é tão melancólica quanto o fado tradicional, mas a letra é subtilmente otimista. Um sinal de que o amor pela ‘alegre tristeza’ de Portugal se está a desvanecer? Espero que não”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório