Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Governo português "respeita decisões soberanas do governo angolano"

O ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, disse hoje à Lusa, em Paris, que "o governo português evidentemente respeita as decisões soberanas do governo angolano" em reação ao anúncio de um nome para suceder ao presidente de Angola José Eduardo dos Santos.

Governo português "respeita decisões soberanas do governo angolano"
Notícias ao Minuto

22:05 - 02/12/16 por Lusa

País Castro Mendes

"O governo português evidentemente respeita as decisões soberanas do governo angolano e só espera que em Angola as instituições evoluam", afirmou Luís Filipe de Castro Mendes, sublinhando não ter comentários a fazer por se tratar de "um assunto interno de Angola".

Ainda assim, o ministro disse pensar que "era de esperar" porque "ao fim e ao cabo o tempo tem as suas leis".

"Nós não temos comentários a fazer. Angola é um país soberano com quem temos muito boas relações, que está na primeira linha da nossa atenção e da nossa sensibilidade externa e, portanto, se alguém disser alguma coisa será o senhor primeiro-ministro ou o ministro dos Negócios Estrangeiros e não o ministro da Cultura", concluiu.

O ministro da Defesa de Angola, João Lourenço, foi indicado pelo chefe de Estado e presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, para ser o candidato do partido a Presidente da República nas eleições de 2017, avançou hoje a rádio pública angolana.

José Eduardo dos Santos, chefe de Estado e líder do partido desde 1979, anunciou em março que pretende abandonar a vida política em 2018.

O MPLA aprovou hoje uma resolução com o cabeça de lista do partido às eleições gerais de 2017 em Angola, mas sem oficializar o nome de João Lourenço.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório