Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Os cinco hospitais do SNS com melhores resultados clínicos

Os centros hospitalares de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, do Porto, os hospitais de Cascais, de Braga e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos apresentaram os melhores resultados clínicos em 2015, segundo um "ranking" elaborado por uma multinacional.

Os cinco hospitais do SNS com melhores resultados clínicos
Notícias ao Minuto

13:00 - 29/11/16 por Lusa

País Ranking

O "TOP 5 - A excelência dos hospitais portugueses" é um "ranking" da responsabilidade da IASIST, uma multinacional de origem espanhola, que pretende "premiar os hospitais públicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que apresentaram os melhores resultados clínicos ao longo do ano".

Para esta avaliação foram levados em conta indicadores "considerados essenciais para a avaliação dos resultados clínicos", como a qualidade assistencial, a mortalidade, complicações e readmissões ajustadas ao risco e o índice de cesarianas.

Na eficiência, os indicadores selecionados foram os índices de demora média ajustado e de cirurgia ambulatória ajustado, o número de doentes-padrão por médico, de doentes-padrão por enfermeiro e os custos operacionais por doente-padrão.

Foram nomeados para este Top 5, que conta com o patrocínio do ministro da Saúde, 15 hospitais, divididos por cinco grupos.

Em 2015, os vencedores foram o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, o Hospital de Cascais, o Hospital de Braga, o Centro Hospitalar do Porto e a Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos.

Em relação ao ano anterior, apenas o Hospital de Braga se manteve no TOP 5.

A apresentação dos resultados do TOP 5 deste ano, referentes a 2015, decorre hoje no Museu da Fundação Oriente, em Lisboa, na presença do ministro da Saúde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório