Natal em Gaia terá mais de 650 mil lâmpadas LED acesas

A Câmara de Gaia vai este ano investir quase 300 mil euros em iluminação e ornamentações natalícias e, a partir de quarta-feira, mais de 650 mil lâmpadas LED vão estar acesas um pouco por todo o concelho.

© Reuters
País Porto

Para "tornar as ruas mais bonitas e atrativas, chamando assim gente não só de Gaia, mas de outros municípios", as luzes de Natal estarão ligadas em vários pontos da cidade, com destaque para o Centro Cívico, junto aos Paços do Concelho, onde a autarquia promete criar uma "verdadeira Vila Natal".

PUB

"Além de uma grande bola de Natal, da altura de um prédio de cinco andares, onde os visitantes podem entrar e sentar-se, será ali instalada a Casa do Pai Natal e uma árvore de Natal com dez metros de altura", explicou a autarquia em informação à Lusa.

No total serão mais de 650 mil lâmpadas LED de baixo consumo, "para um Natal sustentável e com menos consumo energético, divididas por mais de 200 instalações" e trajetos, desde a Avenida da República e a rua Marquês Sá da Bandeira, passando pelos largos Sandeman e Aljubarrota e mesmo pelos Carvalhos no Largo França Borges, rua do Padrão e Gonçalves de Castro.

A tudo isto junta-se um vasto programa de música e animação por vários pontos da cidade onde estarão "duendes, renas, presentes de Natal, um presépio, distribuição de guloseimas e de balões".

A festa de Natal arranca em Gaia dia 30, às 18:00, com a inauguração das luzes de Natal no Centro Cívico, seguida de um concerto pela Orquestra de Saxofones da Fundação Conservatório Regional de Gaia. Já a Vila Natal só abre ao público a partir de dia 07.

A iluminação deste ano resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Gaia, a Gaiurb -- Urbanismo e Habitação, EM e a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Gaia (ACIGaia) que uniram esforços para promover "um conjunto de atividades que pretende dinamizar a economia local nesta importante época natalícia".

"Vila Nova de Gaia é cada vez mais escolhida pelos habitantes da Área Metropolitana do Porto para fazerem compras, movimento que a autarquia pretende incentivar na época de Natal", destaca.

 

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS