Presidente e reis de Espanha prestaram homenagem a Afonso Henriques

O Presidente da República e os reis de Espanha prestaram homenagem ao primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques, à entrada de um jantar oferecido aos monarcas pelo chefe de Estado Português, nos Paços dos Duques de Bragança, em Guimarães.

© DR
País Guimarães

Marcelo Rebelo de Sousa, Filipe VI e Letizia Ortiz foram recebidos por algumas centenas de pessoas que os esperavam à entrada do Paço dos Duques, onde os dois chefes de Estado foram também recebidos por um grupo de Nicolinos, que representam uma das festas académicas mais antigas de Portugal, e por um outro grupo de mulheres e homens com trajes regionais do Minho.

PUB

Depois da homenagem a Afonso Henriques e de percorrida a passadeira vermelha que levou os monarcas e o Presidente até ao interior, tendo sido a entrada acompanhada por sentinelas honoríficas - 12 militares e três charameleiros (músicos da charanga, mas apeados) que tocaram as entradas régias.

Seguiu-se a sessão de cumprimentos aos cerca de 120 convidados para o banquete, entre os quais figuras ocmo o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o primeiro-ministro, António Costa, o futebolista Iker Casillas e a mulher, Sara Carbonero, a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, o Bispo de Braga, Jorge ortiga, o reitor da Universidade do Minho, António Cunha e outras entidades, entre as quais militares de Portugal e de Espanha.

Antes do início do jantar, os hinos nacionais dos dois países serão ouvidos, seguidos dos discursos de Marcelo Rebelo de Sousa e de Filipe VI e dos brindes feitos por ambos.

A noite termina com um concerto a cargo da fadista Carminho.

 

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS