Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Fidel Castro "foi protagonista controverso, mas marcante"

Numa reação à morte do ex-líder cubano, o Presidente da República português recordou a sua visita a Cuba há precisamente um mês e lembrou Fidel como “mítico para os seus apoiantes”.

Fidel Castro "foi protagonista controverso, mas marcante"
Notícias ao Minuto

13:30 - 26/11/16 por Inês Esparteiro Araújo

País Presidentes

Depois de ter publicado no site da Presidência uma mensagem onde mostrava as suas condolências pela morte do cubano Fidel Castro, Marcebo Rebelo de Sousa falou aos jornalistas, em Guimarães, e definiu o comunista como um “protagonista controverso, mas marcante”, sobretudo “entre os anos 60 e 90 do século passado”.

Relembrando a visita há exatamente um mês com o então chefe de Estado, disse tê-lo encontrado “fragilizado do ponto de vista físico, mas intelectual muito atento ao que se passava hoje, acompanhando a par e passo as notícias do dia e comentando” as mesmas.

Contudo, apesar da “fragilidade” referida, Marcelo “não diria que um mês depois” Fidel “já não pertencesse ao mundo dos vivos”. Mesmo assim, “fica a memória desse encontro (…) em que falamos das relações entre Portugal e Cuba, no que estava a mudar (…), falamos da sua visão do mundo, das suas memórias”.

Apesar de nunca se ter situado “na área ideológica em que Fidel Castro se sitiou”, o Presidente português não negou que o ‘comandante’ “teve um peso na América Latina, no chamado terceiro mundo e até no mundo geral (…), tornando-se mítico no imaginário dos seus apoiantes”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório