Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Comandos: Juíza crê que apenas médico é responsável por mortes

O 127.º curso de Comandos termina esta sexta-feira.

Comandos: Juíza crê que apenas médico é responsável por mortes
Notícias ao Minuto

11:25 - 25/11/16 por Notícias Ao Minuto

País Casos

O despacho da juíza de instrução que está a julgar o caso dos Comandos não concorda com a investigação feita pelo Ministério Público e pela Polícia Judiciária Militar, já que acredita que o médico é o único responsável pelas mortes de dois militares no 127.º curso de Comandos.

Num despacho a que a TVI teve acesso, a juíza Cláudia Pina revela que o profissional de saúde Miguel Domingues “não assegurou aos ofendidos Hugo e Dylan os cuidados médicos que o seu estado de saúde exigia”.

“As explicações fornecidas por este arguido em interrogatório são claramente insuficientes, estando este apto a obter um socorro atempado aos ofendidos, ainda que no local não tivesse os meios necessários mas não o fez, desinteressou-se e permitiu pela sua conduta omissiva que o resultado morte se viesse a produzir”, realça a juíza.

Os sete arguidos do processo foram interrogados, na passada sexta-feira, pela juíza e, segundo a TVI, os argumentos da procuradora Cândida Vilar foram suavizados, não havendo praticamente consideração pelos argumentos expostos no despacho redigido no momento dos mandados de detenção, onde é tido em conta o Código de Justiça Militar.

"Os crimes imputados aos arguidos são necessariamente dolosos e foram praticados, na perspetiva do MP, por raiva e ódio irracional, motivações que são claramente subjetivas e não resultam da prova produzida até à data no inquérito”, escreveu, acrescentando que o argumento é “no mínimo rebuscado”.

O curso em causa tem fim esta sexta-feira, mas a frequentá-lo apenas permaneceram 23 dos 67 alunos que o iniciaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório