Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Modelo matemático que prevê afluência às urgências vale prémio

Uma jovem investigadora da Universidade do Minho (UMinho) desenvolveu um modelo matemático que prevê o número diário de pacientes que recorre às urgências, permitindo uma "melhor gestão" de recursos humanos e materiais daquele serviço hospitalar, anunciou hoje a academia.

Modelo matemático que prevê afluência às urgências vale prémio
Notícias ao Minuto

14:56 - 24/11/16 por Lusa

País Minho

Em comunicado, a Universidade do Minho informa ainda que o projeto, intitulado "Modelação de Admissões e Internamentos na Urgência do Hospital de Braga", a cargo de Adriana Vieira, foi distinguido com o "Prémio Iniciação à Investigação", da Sociedade Portuguesa de Estatística.

Segundo o texto, concluiu-se que o número de pacientes que recorrem às urgências tem vindo a aumentar e que as entradas naquele serviço "variam consoante o dia da semana, mês do ano e se é feriado ou não, sendo que os "picos" de admissões são à segunda-feira.

"Regista-se menos afluência em dias de feriado. Nos serviços de urgência geral e obstétrica, as admissões são mais frequentes nos meses quentes, ao contrário do que acontece com a pediatria", afirma, no comunicado, a investigadora, de 22 anos, natural de Vieira do Minho, no distrito de Braga.

O modelo criado, que se encontra em fase de testes no Hospital de Braga, "permite uma melhor gestão dos recursos humanos e materiais no serviço de urgência, proporcionando um serviço mais rápido, cuidados de saúde mais eficientes e maior satisfação dos pacientes", explica a UMinho.

Isto porque, explana, "a análise dos dados fornece dados relevantes para o bom funcionamento de estruturas hospitalares, como a quantidade de profissionais de saúde ou de camas necessárias em determinado dia da semana ou época do ano".

O "Prémio Iniciação à Investigação" distingue anualmente os melhores trabalhos desenvolvidos em Probabilidades e Estatística, no âmbito de dissertações de mestrado.

"Este galardão representa uma recompensa pela dedicação no desenvolvimento deste estudo. Reconhece também a qualidade do ensino da UMinho e o trabalho de cooperação desta instituição com entidades externas de referência", afirma Adriana Vieira, que recebe o prémio na segunda-feira, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório