Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Programa para combater assimetrias publicado em Diário da República

O Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT), instrumento do Governo que visa combater as assimetrias no país, foi hoje publicado em Diário da República.

Programa para combater assimetrias publicado em Diário da República
Notícias ao Minuto

11:07 - 24/11/16 por Lusa

País Coesão territorial

Aprovado a 20 de outubro em Conselho de Ministros, o programa tem 164 medidas para combater a tendência de desertificação do interior, prevê um quadro fiscal mais favorável e a reabertura de diversos serviços públicos.

Entre as medidas aprovadas estão incentivos de 40% da remuneração base para colocação de médicos em zonas carenciadas, a reativação de 20 tribunais encerrados e a reclassificação de 23 antigas secções de proximidade, a articulação entre os politécnicos e universidades do interior, e benefícios fiscais para as pequenas e médias empresas que se instalem no interior.

O programa inclui ainda medidas transversais às diversas áreas de governação, destacando-se o eixo "Um território interior + coeso", que procura assegurar "a inclusão social e a equidade territorial no acesso aos serviços, articulando ofertas setoriais e sistemas de organização".

O apoio ao ensino superior em regiões do interior e uma nova orientação política dirigida aos "estudantes economicamente carenciados" estão, também, contemplados nesta vertente do programa.

"Um território interior + competitivo", que procurará a valorização dos recursos endógenos e a atratividade; "Um território interior + sustentável", com preocupações em torno da "diversidade geográfica, integrando a paisagem, o património natural e cultural em prol de uma maior sustentabilidade"; "Um território interior + conectado", através do reforço das relações urbano-rurais e das articulações entre as bases produtivas litoral-interior; e "Um território interior + colaborativo", com a preocupação de promover "a transversalidade e a atuação interministerial, valorizando as lideranças locais e a capacitação institucional", são outros eixos do PNCT.

O programa é uma das apostas inscritas nas Grandes Opções do Plano (GOP) para 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório