Meteorologia

  • 01 ABRIL 2023
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Programa para combater assimetrias publicado em Diário da República

O Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT), instrumento do Governo que visa combater as assimetrias no país, foi hoje publicado em Diário da República.

Programa para combater assimetrias publicado em Diário da República

Aprovado a 20 de outubro em Conselho de Ministros, o programa tem 164 medidas para combater a tendência de desertificação do interior, prevê um quadro fiscal mais favorável e a reabertura de diversos serviços públicos.

Entre as medidas aprovadas estão incentivos de 40% da remuneração base para colocação de médicos em zonas carenciadas, a reativação de 20 tribunais encerrados e a reclassificação de 23 antigas secções de proximidade, a articulação entre os politécnicos e universidades do interior, e benefícios fiscais para as pequenas e médias empresas que se instalem no interior.

O programa inclui ainda medidas transversais às diversas áreas de governação, destacando-se o eixo "Um território interior + coeso", que procura assegurar "a inclusão social e a equidade territorial no acesso aos serviços, articulando ofertas setoriais e sistemas de organização".

O apoio ao ensino superior em regiões do interior e uma nova orientação política dirigida aos "estudantes economicamente carenciados" estão, também, contemplados nesta vertente do programa.

"Um território interior + competitivo", que procurará a valorização dos recursos endógenos e a atratividade; "Um território interior + sustentável", com preocupações em torno da "diversidade geográfica, integrando a paisagem, o património natural e cultural em prol de uma maior sustentabilidade"; "Um território interior + conectado", através do reforço das relações urbano-rurais e das articulações entre as bases produtivas litoral-interior; e "Um território interior + colaborativo", com a preocupação de promover "a transversalidade e a atuação interministerial, valorizando as lideranças locais e a capacitação institucional", são outros eixos do PNCT.

O programa é uma das apostas inscritas nas Grandes Opções do Plano (GOP) para 2017.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório