Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Tempo de espera por um coração passa de semanas a meses

O tempo médio de espera para um transplante cardíaco passou, nos últimos anos, de duas a três semanas para dois a três meses. Em causa está a escassez de dadores e falta de corações de qualidade, avança o Diário de Notícias desta terça-feira.

Tempo de espera por um coração passa de semanas a meses
Notícias ao Minuto

08:26 - 30/04/13 por Notícias Ao Minuto

País Transplantes

Ao todo foram feitos 30 transplantes cardíacos em Portugal em 2012, mas nos últimos anos o tempo de espera aumentou consideravelmente. Agora, receber um coração novo pode demorar entre dois a três meses, ao invés das duas ou três semanas anteriormente estabelecidas.

Em declarações ao Diário de Notícias, o director do Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Manuel Antunes garante que apesar do aumento do tempo, as listas de doentes inscritos não cresceu devido a “medicamentos muito mais eficazes”, capazes de atrasar “o momento da necessidade de transplantação”

Para Manuel Antunes é tudo uma questão de sorte: “Os doentes têm de ter mais sorte para terem acesso mais rápido”, pois “antes tínhamos um tempo de espera de duas a três semanas”, mas “agora estaremos mais em dois ou três meses, mas garante que esta situação não é uma regra.

As causas deste aumento do tempo de espera podem ser explicadas à luz da falta de órgãos, principalmente de órgãos com qualidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório