Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Entrou no autocarro sem pagar? Toda a gente vai passar a saber

Chama-se TicketCheck e é a proposta de uma empresa portuguesa para acabar com os ‘caloteiros’ nos transportes.

Entrou no autocarro sem pagar? Toda a gente vai passar a saber
Notícias ao Minuto

08:50 - 15/11/16 por Carolina Rico

País Carris

A Carris vai testar a partir desta terça-feira um novo sistema para identificar os passageiros que entrem num autocarro sem pagar bilhete.

Conta a empresa, num comunicado à comunicação social, que para tentar combater o "problema da fraude" nos transportes aceitou “o desafio proposto pela OUTMIND, uma empresa portuguesa” para experimentar um novo equipamento.

Chama-se TicketCheck e trata-se de um “sistema preventivo” que emite um alerta sonoro e visual ao passageiro que tente entrar sem pagar.

As falhas na validação dos títulos de transporte já são assinaladas pela luz vermelha e som de alerta, caso o passageiro não tenha saldo ou não esteja a usar um cartão válido, mas quando um passageiro se infiltra no autocarro sem pagar bilhete nem efetuar qualquer tentativa de validação pode não ser detetado.

Com este sistema, "todas as pessoas" que passem a zona de validação sem bilhete ou título de transporte validado são recebidas com uma luz vermelha vertical e uma voz que diz "agradecemos que valide o sue título de transporte", explicou fonte da Carris ao Notícias ao Minuto.

“A escolha da carreira 711 esteve relacionada com o tipo de percurso que a mesma realiza, o tipo de clientes que recebe e ainda com a quantidade de veículos com que opera diariamente, fatores que em conjunto a elegeram como a mais adequada para este projeto piloto”, pode ler-se comunicado.

Durante os primeiros dias as carreiras vão funcionar com agentes de sensibilização para apresentar e esclarecer os clientes sobre o funcionamento do equipamento.

“Face aos resultados que o sistema venha a demonstrar, se assim se justificar, será equacionada a possibilidade do seu alargamento a outros segmentos da nossa frota”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório