Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Pena suspensa para condutor que atropelou mortalmente octogenário

O Tribunal Judicial de Vila Verde condenou hoje a oito meses de prisão, com pena suspensa, um automobilista que atropelou mortalmente um homem de 83 anos em Gême, naquele concelho, em junho de 2012.

Pena suspensa para condutor que atropelou mortalmente octogenário
Notícias ao Minuto

14:34 - 02/11/16 por Lusa

País Vila Verde

O arguido, dono de uma escola de condução, foi condenado pelo crime de homicídio por negligência, estando a suspensão da pena sujeita à obrigação do pagamento de 1.500 euros aos Bombeiros Voluntários de Vila Verde.

O Ministério Público acusava também o arguido de omissão de auxílio, mas o tribunal absolveu-o deste crime.

O arguido fica ainda proibido de conduzir durante seis meses.

Este caso já tinha sido submetido a um primeiro julgamento, tendo então o Tribunal de Vila Verde absolvido o arguido dos crimes de homicídio e de omissão de auxílio, aplicando-lhe apenas uma coima de 400 euros referentes ao excesso de velocidade.

Houve recurso para o Tribunal da Relação de Guimarães, que mandou repetir o julgamento, por "erro notório" na apreciação da prova.

A Relação sublinhava que o arguido excedia a velocidade permitida no local e que não fez qualquer manobra evasiva para evitar o embate, fosse travagem ou desvio.

Criticava também o facto de o Tribunal de Vila Verde não ter valorizado devidamente a reconstituição feita pelo Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV), da GNR de Braga.

Em tribunal, o arguido alegou que não viu a vítima e que pensou que tinha embatido num animal ou num objeto qualquer, tendo sido por essa razão que não parou para prestar auxílio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório