Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Bastonária fala em "milagre" no serviço farmacêutico do Hospital de Gaia

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos ficou hoje "perturbada" com a precariedade que se vive nos Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) e classificou de "milagre" o que os farmacêuticos ali conseguem fazer.

Bastonária fala em "milagre" no serviço farmacêutico do Hospital de Gaia
Notícias ao Minuto

17:05 - 28/10/16 por Lusa

País Carreira

um milagre (...). Qualquer pessoa que visite a farmácia hospitalar [do CHVNG/E] percebe. Não compreendo, aliás, é como eles fazem o que fazem. Estou profundamente, não vou dizer chocada (...), porque eles estão a fazer o seu trabalho e a sua obrigação, por isso é que são farmacêuticos, mas senti-me muito perturbada com o que vi", declarou hoje à Lusa a bastonária dos Farmacêuticos.

Ana Paula Martins, que visitou hoje os Serviços Farmacêuticos do CHVNG/E, no âmbito do projeto 'Roteiros Farmacêuticos", afirmou que os funcionários estão a trabalhar em "condições muito precárias" sob o ponto de vista de instalações.

"É uma situação já conhecida do Ministério da Saúde e também que se arrasta há muito tempo e que tem que ver também com a própria evolução do hospital que já devia ter sido construído há muito tempo", recordou a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos.

Sobre o "capital humano" dos farmacêuticos e dos técnicos que trabalham no CHVNG/E, Ana Paula Martins diz que viu uma "grande capacidade de execução" em função do espaço exíguo e as condições que ali existem, sublinhando que os "indicadores de produtividade" são mais elevados do que estava à espera.

Os serviços farmacêuticos do CHVNG/E sofreram um reforço de número de farmacêuticos e técnicos, porque, antes do verão, estavam "mesmo no limite da capacidade de assistência medicamentosa".

O Ministério da Saúde "fez esse esforço e isso tem de ser reconhecido", afirmou a bastonária, referindo que devem ter entrado uns seis ou sete novos trabalhadores para aquele serviço.

O serviço farmacêutico do CHVNG/E prepara medicação diária para 1.900 doentes oncológicos, em ambulatório naquela instituição hospitalar, e para 1.100 doentes com HIV (vírus da imunodeficiência humana), adiantou à Lusa fonte da Ordem dos Farmacêuticos.

O projeto 'Roteiros Farmacêuticos' é uma iniciativa da Ordem dos Farmacêuticos que visa fomentar o contacto com os farmacêuticos, assim como conhecer a realidade profissional em que se inserem e compreender as principais dificuldades e desafios que diariamente enfrentam e hoje, a iniciativa decorreu no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho - Hospital Eduardo dos Santos Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório