Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Governante promete empenho na maior reserva natural portuguesa de veados

O secretário de Estado adjunto e do Ambiente prometeu hoje empenho do Governo para resolver os problemas da Zona Nacional de Caça da Lombada, em Bragança, a maior reserva natural portuguesa de veados.

Governante promete empenho na maior reserva natural portuguesa de veados
Notícias ao Minuto

23:25 - 27/10/16 por Lusa

País Bragança

José Mendes respondia ao presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, que, tal como tinha anunciado, confrontou hoje o governante com as reivindicações de mudanças na gestão desta área e denúncias de que a caça ilegal está a delapidar o património cinegético por falta de fiscalização.

Na abertura da feira anual Norcaça, Norpesca e Norcastanha, que há 15 anos promove, em Bragança, os principais produtos económicos da região, o Governante afirmou que a questão será sinalizada à colega com a tutela desta área e que "o Governo está empenhado em resolver a situação".

"Levo a questão devidamente sinalizada para a colocar à minha colega, a secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, porque entendermos que tudo que sejam ativos locais, recursos endógenos locais, devem merecer com certeza, do Estado, o devido enquadramento para serem explorados no sentido da criação de valor na região", declarou.

O secretário de Estado reconhece que é do conhecimento do Governo "que há dificuldades na gestão e no ordenamento" desta zona de caça nacional, e que a reivindicação com que hoje foi confrontado "é antiga".

"Sabemos que a zona da caça da lombada tem cerca de 200 quilómetros quadrados, portanto uma dimensão apreciável, e caça grossa. É um valor importante na região", indicou.

O presidente da Câmara de Bragança e outras entidades ligadas ao setor têm denunciado que a região não está a ter retorno do valor ali existente, devido à gestão que é feita pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

A caça clandestina é a consequência apontada da alegada falta de fiscalização, um problema que, defendem, seria ultrapassado com um modelo de gestão diferente que "respeite aquilo que são os interesses dos proprietários, das associações de caçadores, dos residentes e da própria autarquia".

"Não deixaremos de, numa fase imediatamente a seguir ao encerramento desta feira, tentarmos, por escrito, negociar com o ICNF um modelo de gestão que se ajuste àquilo que são as necessidades e ao mesmo tempo as potencialidades desta zona de caça", afirmou o autarca.

O potencial desta zona de caça de Bragança foi realçado por Nelson Cadavez, presidente do Clube de Monteiros do Norte (caçadores de caça grossa, como veado, javali e corço).

O dirigente afiançou que, "em termos de caça ao veado, a Lombada oferece ao país as melhores condições para essa prática".

"Nos últimos cinco anos, dos quatro melhores troféus de veado caçados em Portugal em espaço aberto, três deles foram na Lombada", concretizou, vincando que se trata do "melhor território de caça para veado que existe em Portugal" e que, "nos últimos anos, a qualidade dos troféus tem vindo a melhorar".

Admitiu que é necessário maximizar o aproveitamento deste potencial e que concorda com a representação dos diferentes intervenientes na gestão.

Segundo disse, o próprio Clube de Monteiros do Norte tem proposta "a fazer no sentido de responder também a uma procura de caça que a Lombada pode fornecer, nomeadamente a caça ao corso".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório