Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Investigadora portuguesa ganha prémio por trabalho no Parque da Gorongosa

A investigadora portuguesa Susana Carvalho ganhou o Prémio Philip Leverhulme pelo seu trabalho no Projecto Paleo-Primata (PPP) na Gorongosa, centro de Moçambique, indica uma nota de imprensa do Parque Nacional da Gorongosa (PNG).

Investigadora portuguesa ganha prémio por trabalho no Parque da Gorongosa
Notícias ao Minuto

18:19 - 27/10/16 por Lusa

País Distinção

Susana Carvalho, que é investigadora na Universidade de Oxford - Escola de Antropologia e Museu de Etnografia, está a estudar o babuíno de savana, um modelo de primata africano para as origens evolutivas humanas, refere o comunicado.

"Este é um dos objetivos do PPP na Gorongosa, juntamente com o estudo arqueológico e dos vestígios fósseis na área do Parque da Gorongosa", lê-se na nota.

Moçambique, prossegue o comunicado, apresenta o último elo ainda por estudar na zona oriental do Grande Vale do Rift Africano, onde se encontram os dois berços da humanidade.

O Prémio Philip Leverhulme reconhece as realizações de investigadores relevantes, cujo trabalho já atraiu reconhecimento internacional e cuja carreira futura é excecionalmente promissora.

O reconhecimento permitirá a Susana Carvalho, que é também diretora-adjunta de Paleontologia e Primatologia do Parque Nacional da Gorongosa, a criação de um laboratório de investigação de modelos de primatas e ter em Oxford uma base para os projetos de grande escala que estão a iniciar-se.

"Isso inclui equipamentos de laboratório e de campo, material de laboratório, viagens e ajudas de custo durante viagens de campo para escavações e levantamentos arqueológicos e paleoantropológicos", lê-se na nota de imprensa.

O Prémio Philip Leverhulme foi instituído em 2001 pelo Leverhume Trust, com sede no Reino Unido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório