Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Há no mercado termoventiladores perigosos, alerta Deco

Consumidores que tenham comprado aquecedores, considerados perigosos pela Deco, não devem utilizá-los, por razões de segurança.

Há no mercado termoventiladores perigosos, alerta Deco
Notícias ao Minuto

17:30 - 27/10/16 por Notícias Ao Minuto

País Consumidores

De acordo com a Deco, cinco em seis termoventiladores falharam os testes de segurança elétrica.

"Os convetores e os três aparelhos de chão que voltámos a testar, e cuja perigosidade já tínhamos denunciado em 2015, ainda se encontram à venda no mercado", denuncia a Deco através de um comununicado enviado às redações.

Acrescenta ainda a associação para a defesa do consumidor que o "chumbo repetido, por razões de segurança, de alguns dos aparelhos que analisámos em laboratório, bem como a perigosidade revelada por alguns termoventiladores, suscita algumas questões".

Primeiro, os consumidores não devem comprar estes aparelhos e se, por ventura, já os tenham comprado, não devem utilizá-los. Se está a pensar comprar um termoventilador, consulte a lista da Deco , caso seja associado, para ver os resultados dos testes feitos a estes aparelhos e ver quais os que não representam qualquer perigo. 

Segundo, sublinha a Deco, "passado um ano sobre a nossa primeira denúncia, foi com alguma surpresa que ainda encontrámos à venda modelos cuja retirada de mercado tínhamos pedido à ASAE. E por se tratar de um problema de segurança, aguardamos que esta nova denúncia produza efeitos".

Por último, a Deco diz estar a tentar encontrar uma solução para os consumidores que possa passar pela substituição dos aparelhos perigosos. "Temos em curso uma série de contactos institucionais com os distribuidores dos produtos perigosos, com o objetivo de viabilizar uma solução que garanta a segurança dos consumidores", garante-se.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório