Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Em Espanha, continua a garantir-se que Pedro Dias passou por lá

O jornal espanhol El Progresso noticia que Pedro Dias, 'Piloto', foi visto por várias pessoas no sul de Ourense, Galiza.

Em Espanha, continua a garantir-se que Pedro Dias passou por lá
Notícias ao Minuto

07:40 - 27/10/16 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Galiza

"O sentimento de incerteza e um certo medo nestes dias tem agitado o sul de Ourense, onde várias pessoas afirmam ter visto o Piloto", suspeito de assassínio de duas pessoas e perseguido pelas autoridades portuguesas há 16 dias, noticia o jornal.

Segundo o El Progresso, a Guarda Civil espanhola tem feito recomendações e espalhado cartazes pelas populações mais meridionais de Ourense, por temer que Pedro Dias "possa ter atravessado a raia".

A subdelegação do Governo da província de Ourense assegurou ao El Progresso que "não há indícios" da presença do suspeito e tem transmitido "mensagens de tranquilidade à população".

"Os alarmes tocaram no dia 18, quando o proprietário do bar Estanco, em Sandias, assegurou ter atendido o fugitivo. O proprietário contou que lhe serviu uma bebida e foi fazer-lhe uma sandes para a cozinha, quando regressou já se tinha ido embora", refere o jornal.

Para o proprietário, segundo o jornal, Pedro Dias foi-se embora por causa das câmaras de segurança.

"As gravações estão a ser visionadas pela Guardia Civil, mas não são conhecidos resultados", refere o jornal.

Já à TVI, uma galega que estava no referido café no qual o suspeito terá entrado para comer, contou: “Ele chegou, pediu uma coca-cola e um ‘bocadillo’ (sandes) e viu que estávamos todos a olhar para ele porque o reconhecemos da televisão”, salientou Maria José, que garantiu ainda que Pedro Dias está igual às fotografias que têm sido divulgadas.

A única diferença, referiu a mesma testemunha, é a barba que está com tamanho de “uns três dias”.

Depois de ter percebido que todos no café espanhol o haviam reconhecido, Pedro Dias fugiu num carro preto.

A notícia do El Progresso refere também que no dia 19 de outubro uma pessoa em Ourense disse ter-se cruzado com Pedro Dias no centro comercial Ponte Vella.

"Anteontem, outra pessoa assegurou tê-lo visto ao volante de um BMW negro em Xinzo de Limia", noticia o jornal.

Informação idêntica foi avançada pelo jornal local La Region

Salientando que desde o início desta caça ao homem, as autoridades espanholas têm trabalhado em colaboração com as portuguesas, um responsável da Guardia Civil relatou que Pedro Dias “é um indivíduo com conhecimentos de sobrevivência e que nenhuma possibilidade deve ser descartada”, pelo que “é possível que esteja na província” espanhola.

Na terça-feira, o diretor-adjunto da Polícia Judiciária (PJ), Pedro do Carmo, admitiu que o fugitivo de Aguiar da Beira ainda possa estar em Portugal, mas não excluiu a possibilidade de estar noutra região do país ou mesmo no estrangeiro.

O diretor-adjunto da PJ referiu também que as autoridades portuguesas ativaram os "mecanismos de cooperação e alerta internacionais", salientando tratar-se de um "procedimento normal".

Nas declarações da RTP, Pedro do Carmo também não exclui a "possibilidade do suspeito estar ou ter sido ajudado por terceiros".

Pedro Dias, conhecido como "Piloto", está desaparecido desde 11 de outubro, data em que dois militares da GNR foram atingidos a tiro, em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Um morreu e outro ficou ferido.

Na mesma madrugada, um homem morreu e a mulher ficou gravemente ferida, também alvejados a tiro na viatura em que seguiam, em São Pedro do Sul, no distrito de Viseu.

Começou, então, a caça ao homem tendo como único alvo Pedro Dias, o suspeito de Arouca, no distrito de Aveiro.

Denúncias e alegados vestígios do suspeito foram surgindo nos últimos dias, desde a zona de Arouca, a Vila Real, onde se centraram as atenções há mais de uma semana, mas ainda sem rasto do alegado homicida.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório