Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Perda de controlo na origem de acidente com aeronave na Azambuja

A perda do controlo a baixa altitude e velocidade terá estado na origem de um acidente com uma aeronave no concelho de Azambuja, que vitimou duas pessoas em 2015, concluiu um relatório divulgado hoje pelas autoridades.

Perda de controlo na origem de acidente com aeronave na Azambuja
Notícias ao Minuto

23:35 - 26/10/16 por Lusa

País 2015

O acidente ocorreu a 06 de fevereiro de 2015, quando a aeronave (FK-14B Polaris, CS-URO), de dois lugares, perdeu altitude ao descolar do aeródromo de Alqueidão, no concelho de Azambuja, caiu e explodiu, causando a morte aos dois tripulantes, que ficaram carbonizados.

De acordo com o relatório do acidente, divulgado hoje pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) as causas prováveis terão sido "falta de controlo do avião a baixa altitude e baixa velocidade com perda e 'spin'".

"O avião entrou em perda e subsequente 'spin' após a descolagem a uma altura onde a recuperação era impossível", refere o documento.

O relatório conclui ainda que "o piloto estava devidamente qualificado" e que "não havia qualquer problema técnico reportado na aeronave".

A divulgação deste relatório do GPIAA surge no mesmo dia em que a Força Aérea Portuguesa emitiu um comunicado sobre as causas de um outro acidente aéreo na fase de descolagem, ocorrido em 2011 no Montijo, com um Hércules C-130 e do qual resultaram então três mortos e quatro feridos, um deles em estado grave.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório