Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Em véspera de greve, ANA lança aviso aos passageiros

Greve dos trabalhadores das empresas de segurança deve afetar "o processamento de passageiros".

Em véspera de greve, ANA lança aviso aos passageiros
Notícias ao Minuto

16:20 - 25/10/16 por Andrea Pinto com Lusa

País Aviação

Na próxima quinta-feira, dia 27 de outubro, os trabalhadores das empresas de segurança vão estar em greve.

Em virtude dessa circunstância, e para evitar males maiores para os passageiros, a ANA Aeroportos de Portugal avisa que “é previsível que o processamento de passageiros nos aeroportos nacionais sofra constrangimentos”.

Para que não sejam prejudicados, a ANA aconselha-os a chegarem nesse dia “com antecedência superior à habitual” aos referidos aeroportos.

Esta greve, a nível nacional e convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpezas Domésticas e Atividades Diversas (STAD), insere-se numa semana de luta nacional dos vigilantes da vigilância privada, entre os dias 22 de outubro e 06 de novembro, período no qual os trabalhadores estão em greve às horas extraordinárias e aos feriados.

Em causa estão a negociação de um contrato coletivo de trabalho para os Assistentes de Portos e Aeroportos (APA) sem qualquer regime de flexibilização da organização dos tempos de trabalho, a criação de uma carreira profissional e a tomada de medidas urgentes no âmbito de saúde e segurança no trabalho.

Durante a manhã, os trabalhadores em greve vão estar concentrados no aeroporto de Lisboa e, pelas 14:30, os trabalhadores vão concentrar-se junto à sede da Associação das Empresas de Segurança, no Rato, seguindo em desfile para a Assembleia da República, onde integram a manifestação nacional dos trabalhadores do setor, convocada pelo STAD.

Os trabalhadores da Prosegur e da Securitas, que asseguram o raio-x da bagagem de mão e o controlo dos passageiros e também dos trabalhadores dos aeroportos cumpriram a 27 de agosto uma greve de 24 horas, depois de mais de nove meses de negociações para a celebração de um novo contrato coletivo de trabalho.

[Notícia atualizada às 17h34]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório