Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Há "potencial de crescimento por explorar" nas relações China-Portugal

O Presidente da República afirmou hoje que "há um enorme potencial de crescimento por explorar nas relações" entre os povos chinês e português, considerando que empresas e investidores da China "podem investir e apoiar a inovação 'Made in Portugal'".

Há "potencial de crescimento por explorar" nas relações China-Portugal
Notícias ao Minuto

19:20 - 21/10/16 por Lusa

País Presidentes

Em entrevista ao China Daily divulgada hoje no 'site' do jornal, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou a "posição geoestratégica de Portugal como ponte para a Europa e para África ou para a América Central e do Sul" e fiabilidade de um país com quem se pode fazer alianças e parcerias, considerando que "há um enorme potencial de crescimento por explorar nas relações entre os Povos da China e de Portugal".

"Creio que as empresas e os investidores da China podem investir e apoiar a inovação 'Made in Portugal', numa conjuntura em que a economia digital está a transformar negócios e mentalidades a um ritmo impressionante e Portugal está, felizmente, a queimar etapas ao nível da intensidade tecnológica e digital, bem como na qualidade da inovação aplicada à gestão e aos talentos", destacou.

Sobre a situação política nacional, o chefe de Estado reiterou que "Portugal tem um Governo legítimo cujo programa de ação teve o apoio da maioria dos deputados no parlamento" e que "o elemento essencial para o crescimento da economia portuguesa é a estabilidade política e, nesse domínio, Portugal é um país politicamente estável, firmemente empenhado em contribuir para o reforço da Europa democrática e da Aliança Atlântica".

"O Presidente da República tudo fará para manter a estabilidade no país, nos planos da vida política, económica e social, dentro dos poderes institucionais que lhe são conferidos pela Constituição - e usando da sua magistratura de influência", assegurou.

Segundo Marcelo, a aposta de Portugal é o aumento da competitividade da economia, "como plataforma de cruzamento de culturas e civilizações", baseados num dos conceitos fundamentais de política internacional que é a "capacidade para agir", o que na sua opinião "não se mede pelo tamanho dos países, mas sim pela sua agilidade, influência e pelo potencial para crescer em várias geografias".

O Presidente da República evidenciou que "o ambiente de negócios em Portugal é 'friendly' (amistoso) e existe uma atitude de resolução dos problemas, de flexibilidade e inovação, com a compreensão genuína para as diferenças culturais", mas que "falta, por vezes, ganhar escala global, pelo que o investimento chinês - e estrangeiro em geral - pode ser útil a ambas as partes".

Na opinião de Marcelo Rebelo de Sousa, "Portugal está na moda" e o "país é hoje procurado por cada vez mais investidores estrangeiros que já perceberam que este é um mercado seguro para produzir e exportar", mas advoga que "há ainda muito por descobrir em Portugal".

"Com a sua sapiência milenar, muitos investidores chineses já perceberam que há oportunidades atrativas no mercado português e que este é o momento de fazer aqui a sua aposta, a médio e longo prazo", apelou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório