Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Trabalhadores de call centers aprovam moções para fim da precariedade

Os trabalhadores da multinacional Randstad que prestam serviços nos call centers da EDP em Lisboa aprovaram hoje duas moções a exigir o fim do trabalho precário e a melhoria de condições laborais, que entregaram à empresa e ao parlamento.

Trabalhadores de call centers aprovam moções para fim da precariedade
Notícias ao Minuto

14:42 - 19/10/16 por Lusa

País Randstad

"Estamos a manifestar a nossa solidariedade para com os trabalhadoras da Randstad, que trabalham para a EDP, e a todos os que estão envolvidos em contratos de trabalho precários, e dizer-lhes que este é o momento importante para que se tomem medidas legislativas para acabar com este flagelo", afirmou à Lusa o secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, presente no protesto.

Os trabalhadores dos call-center (centros de contacto) da EDP em Lisboa, afetos ao Sindicato das Indústrias Elétricas do Sul e Ilhas - muitos dos quais em regime de prestação de serviços há mais de 25 anos -, realizaram hoje uma greve como forma de luta contra a precariedade.

Ao início da manhã, dezenas desses trabalhadores concentraram-se na saída da estação de metro do Cais do Sodré, seguindo o protesto para a sede da EDP, na Avenida 24 de Julho, e depois para a Assembleia da República, ao final da manhã.

"Tem sido uma luta longa", afirmou Arménio Carlos, defendendo que não é admissível que a EDP, "que tem lucros monumentais e administradores com salários dos mais elevados no país", esteja de costas voltadas para a resolução de um problema "que facilmente teria solução se os trabalhadores passassem para o quadro de efetivos" da empresa.

O sindicalista salientou que o futuro do trabalho não se constrói com precariedade e baixos salários, mas dando condições, estabilidade e segurança no emprego.

A delegada sindical Anna Catarino Romão, do Sindicato das Indústrias Elétricas do Sul e Ilhas, classificou como "uma falsa prestação de serviços" o trabalho desses 'call center', defendendo tratar-se de uma função "que não se justifica estar entregue" a prestadores de serviços.

"A moção [aprovada hoje pelos trabalhadores] foi ao encontro do fim à falsa prestação de serviços na EDP, enquanto a moção que entregámos na Assembleia da República passa por sensibilizar os deputados para a necessidade de alterações legislativas" nesta matéria, precisou a delegada sindical.

Anna Catarino Romão disse ainda que os trabalhadores "estão preparados para continuar esta luta" caso não haja resposta da EDP, dos governantes e dos deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório