Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Assinado memorando para criação de sistema de verificação de fármacos

Cinco entidades portuguesas do setor do medicamento assinaram hoje, em Lisboa, um memorando de entendimento para a criação, em Portugal, de um sistema europeu de verificação de fármacos, capaz de travar a fraude, informou uma das subscritoras.

Assinado memorando para criação de sistema de verificação de fármacos
Notícias ao Minuto

21:42 - 17/10/16 por Lusa

País Medicamentos

O memorando foi assinado, na presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, pela Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares, Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos, Associação Nacional de Farmácias e pela Associação de Farmácias de Portugal.

O sistema pretende "dar resposta ao aumento de fármacos falsificados na União Europeia", reforçando "a segurança e a eficácia" do processo de controlo do circuito do medicamento, desde o seu fabrico até à sua venda ao público, refere um comunicado da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA), salientando que a medida enquadra-se na diretiva europeia relativa aos medicamentos falsificados.

Citado no comunicado, o presidente da APIFARMA, João Almeida Lopes, apelou a um maior envolvimento do Estado português neste "projeto ambicioso e financeiramente pesado".

O ministro da Saúde, citado na mesma nota, manifestou "apoio técnico e político do Governo" para a concretização do sistema, que os parceiros querem que comece a funcionar em 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório