Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Envelhecimento do corpo docente "é alarmante", alerta Fenprof

A Fenprof pede ao Governo uma revisão da idade de reforma dos professores “antes de este desgaste se transformar em doença".

Envelhecimento do corpo docente "é alarmante", alerta Fenprof
Notícias ao Minuto

19:46 - 17/10/16 por Carolina Rico

País Educação

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) comentou os dados do estudo do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o envelhecimento crescente do corpo docente.

A investigação, hoje divulgada, concluiu que quanto mais velhos são os professores, maior é a indisciplina em sala de aula.

“Este estudo vem reforçar a justeza das preocupações há muito manifestadas pela Fenprof”, lamentou o Secretariado Nacional da federação em comunicado.

“Para além de preocupante, este problema é alarmante, se tivermos em conta o envelhecimento crescente da profissão”, acrescenta o documento, enviado às redações.

Sobre o facto de os professores portugueses serem dos que têm horários de trabalho mais carregados, a Fenprof diz que esta é uma situação que “decorre da deliberada indefinição dos conteúdos das componentes letiva e não letiva”.

“Está a provocar um tremendo desgaste aos profissionais, que são ainda sobrecarregados com tarefas burocráticas e inúmeras reuniões que recaem sobre os tempos destinados à reflexão, preparação das aulas e avaliação dos alunos, ou seja a componente não letiva individual”.

O congelamento da carreira e a “desvalorização salarial e social” são outros problemas da profissão, lamenta a Fenprof.

Ao Governo, a federação pede “medidas que introduzam melhores condições de trabalho, libertem o trabalho dos docentes de tarefas dispensáveis e transfiram outras para os profissionais adequados, ajustem os horários de trabalho, reduzam o número de alunos por turma, introduzam alterações curriculares no sentido da formação para uma cidadania plena, tomem medidas promotoras da paz e da não violência na escola”.

Pede-se ainda uma redução do tempo de serviço para a aposentação dos docentes, sem perda de remuneração, “antes de este desgaste se transformar em doença e em desajustamentos profissionais”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório