Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Novas agressões, novo roubo, nova fuga. Pedro Dias segue imparável

Duas vítimas mortais, cinco feridos e um país em alerta. Este é o balanço dos últimos seis dias relativamente aos crimes cometidos em Aguiar da Beira.

Novas agressões, novo roubo, nova fuga. Pedro Dias segue imparável
Notícias ao Minuto

09:20 - 17/10/16 por Patrícia Martins Carvalho

País Crime

Pedro João Dias tem 44 anos e é, atualmente, o homem mais procurado do país. Na madrugada da última terça-feira assassinou um militar da GNR e um homem civil, tendo ferido ainda uma mulher com gravidade e outro guarda que, entretanto, já teve alta hospitalar. Um terceiro militar da GNR ficou também ferido sem gravidade numa terceira troca de tiros em Candal.

A GNR montou um dispositivo com vários elementos espalhados pelas zonas mais próximas de Aguiar da Beira, distrito da Guarda, mas o suspeito continua a monte.

Ontem, domingo, Pedro Dias atacou a proprietária de uma casa em Moldes, Arouca. O suspeito terá estado escondido durante dias naquela habitação que não tem ninguém ao longo da semana. Contudo, ontem foi surpreendido pela dona, de 64 anos, que acabou por ser sequestrada.

Os gritos da mulher chamaram a atenção de um homem que estava junto a uma habitação vizinha e que, na tentativa de perceber o que se passava, acabou também ele por ser sequestrado.

As duas vítimas foram amordaçadas, vendadas e amarradas por Pedro Dias que depois roubou o carro do homem, uma carrinha Opel Astra branca, e fugiu, como revelou ao Notícias ao Minuto o major Cruz, da GNR.

Horas mais tarde, o duplo homicida foi visto na zona industrial de Vila Real. As autoridades tiveram um contacto "momentâneo e visual" com a viatura roubada, mas acabaram por perder-lhe o rasto, explicou o mesmo responsável.

Mais uma vez, Pedro Dias, que terá treino militar adquirido na África do Sul, conseguiu escapar às autoridades e encontra-se novamente em fuga.

De salientar que as autoridades espanholas também estão em alerta, tendo sido noticiado pela imprensa do país vizinho que o suspeito estaria em Salamanca. No entanto, esta informação não chegou a ser confirmada oficialmente.

Médico pede a Pedro Dias que se entregue

Vítor Brandão, médico da família do suspeito que o acompanha há 30 anos, disse ontem aos jornalistas que não tem qualquer indício que permita “classificá-lo como psicopata”.

“Nunca manifestou um discurso incoerente, sempre me procurou [apenas] para consultas de rotina”, referiu, acrescentando que tinha uma imagem “muito boa” de Pedro Dias.

Vítor Brandão disse mesmo que o homicida estava “sempre disponível para ajudar”, descrevendo-o ainda como “umas das pessoas mais afáveis” que conheceu em toda a vida.

O médico aproveitou a presença dos meios de comunicação para fazer um apelo: “Queria fazer um apelo ao Pedro. O Pedro pode estar assustado com tudo isto, mas o apelo que eu faço é que apareça e se entregue o mais depressa possível”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório